quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sem Exclusivismos

"Vendo Jesus que ele falara sabiamente,disse-lhe: "Não estás longe do reino de Deus"( Marcos 12,34)

"Pois o reino de Deus já está dentro de vós"(Lucas 17,21)



Certamente quem tomar conhecimento dessas duas citações será levado a crer que elas foram dirigidas a santos ou a discípulos fiéis ao Cristo.

Ledo engano.

Foram endereçadas a um escriba e a fariseus, respectivamente. Pessoas pertencentes a grupos que gozavam de proximidade com o poder e que a ética grupal era caracterizada pela conduta suspeita, por compactuarem com os interesses de dominação e vantagens financeiras. Muitas vezes foram duramente criticados por Jesus em razão de suas posturas dúbias e hipócritas, desejando parecer ilibados pelo purismo nas teses religiosas, ocultando muito orgulho e dissolução.

Importa absorver que mesmo de um grupo marcado por estas influências degradantes, longe de serem seguidores diretos do Cristo, Jesus anuncia a viva existência do reino de Deus no íntimo de alguns de seus integrantes.

Sem dúvida, como diz Paulo aos Romanos, no Capítulo 2, versículo 11: "porque diante de Deus , não há distinção de pessoas". Ninguém é privilegiado por esta ou aquela opção religiosa. Vale instalar a consciência ativa dos valores cristãos e vivê-los, o que independe de mesmo se intitular cristão.Os valores divinos são universais, sem qualquer exclusividade desta ou daquela corrente religiosa ou filosófica. Religião significa espiritualização,”porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos”(Coríntios 4,20) Fora disso, tudo não passa de proselitismo retórico e vã filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário