quarta-feira, 1 de julho de 2009

Caridade na Comunicação

É crescente a busca por novos conhecimentos da realidade espiritual, tanto em fontes mediúnicas como da lavra (1) de reconhecidos autores encarnados, estudiosos da Doutrina Espírita. Contudo, é preciso que o disseminador (2) da Verdade Eterna, consciente do seu papel, se preocupe não só com o apuro (3) do conteúdo da mensagem editada (4), mas de igual forma se ela está sendo apresentada num estilo e palavras, que sejam da compreensão da grande massa de pessoas.


Esta preocupação nos atinge no instante em que concluímos que o público-alvo do Evangelho do Cristo foi o povo, logo, se os seus estudiosos não fizerem suas colocações no nível de entendimento da maioria das pessoas, infrutífero (5) estará sendo seu esforço, pois nesse caso não haverá comunicação.


Um ponto prático que muito contribuirá para eficácia (6) dessa comunicação é apresentar no rodapé (7) das páginas a sinonímia (8) dos termos de menor entendimento da média dos leitores. Isto contribuirá, e muito, para elevação da cultura dos integrantes do movimento espírita, facilitando o acesso ao estudo da Doutrina Espírita de novos adeptos de todas as classes sociais, e desfará qualquer idéia de elitismo (9) intelectual, que queiram tachar (10) às obras de inegável (11) valor.



1.LAVRA - produção, autoria.



2.DISSEMINADOR – aquele que divulga, semea, espalha.



3.APURO - esforço em fazer perfeito.



4.EDITADA - publicada.



5.INFRUTÍFERO - sem resultados.



6.EFICÁCIA - que produz efeito.



7.RODAPÉ - margem inferior.



8.SINONÍMIA - emprego de sinônimo (palavras de igual significação).



9.ELITISMO - ação de grupos privilegiados.



10.TACHAR - censurar, por defeito.


11.INEGÁVEL - evidente, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário