quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Que Buscamos no Cristo?

“Mas ele ( Jesus) lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?“

Muito se tem divulgado a idéia de prosperidade material àqueles que confiarem na mensagem do Cristo. E isto tem feito pessoas se voltarem à religião por conveniência e barganha de prestarem culto a Deus com o objetivo de que em resposta à sua adoração, Deus lhes conceda ganhos materiais.

Enorme engano.

A passagem evangélica acima transcrita é a resposta do Cristo a alguém da multidão, que solicitou determinasse a seu irmão repartir com ele a herança recebida. Jesus deixa subentendido o caráter essencialmente espiritual de sua missão, e que as relações da vida cotidiana deverão ser da nossa responsabilidade, não lhe cabendo tal tarefa (Mateus 22:21).

Em seqüência, Jesus apresenta a parábola do mau rico, que amontoou bens materiais, sem se preocupar com os tesouros do espírito ( virtudes). Ser rico para com Deus é finalidade de todos nós, independente da nossa condição social, intelectual ou econômica. Jesus veio nos conduzir para a riqueza moral, transformando a criatura velha em criatura nova, propondo-nos o amai-vos uns aos outros, sem qualquer distinção, como modelo para nossos comportamentos.

Buscar no Cristo fortaleza íntima para vencer com humildade os desafios materiais e espirituais é legítimo. Sem nunca rebaixarmos nosso Mestre Jesus à condição de “despachante” dos nossos interesses particulares e imediatistas, tendo em vista a grandeza da proposta do seu Evangelho ( Mateus 5:48), que nos aponta em direção à perfeição de Deus, e não para a organização do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário