quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Revolução do Ensino Tem que Começar Pela Matemática

Vou colocar meu pitaco neste tema tão explorado, mas onde pouquíssimos progressos foram realizados.Considero que minha sugestão será de forma mais pragmática numa visão de resultados, pois não acredito que se possa construir uma mudança de mentalidade sem que se promova as capacidades associativa, reflexiva, lógica e abstrata do ser humano.Por isso devemos fazer com que o ensino incentive essas bases para que o desfecho seja o aumento quantitativo e qualitativo da massa crítica da sociedade.

De uma forma geral, este é o objetivo da educação integral, que mira o ser humano como um complexo intelecto-afetivo. Esta é a meta da educação como instrumento de aprimoramento dos indivíduos.Contudo, lhes falo que precisamos iniciar de um ponto real.E sem qualquer dúvida , considero que se nos esforçássemos para estruturar um melhor ensino de MATEMÁTICA, desde a tenra idade até o segundo grau, atingiríamos um grau de proficiência com maior efetividade.

De início, desfazendo este pano preto que se criou em torno da matemática, como grande bicho papão. Isto demonstra o despreparo de alguns professores, que se esconderam atrás desse mito, para não terem que se esforçar pela superação dos alunos deficientes. Seria mais trabalho com pouca remuneração, talvez.A matemática é uma aula de vida e prepara o ser para pensar. Estrutura a criatura no exercício da sua condição de ser social, pois a relação matemática se encontra em qualquer atividade da nossa vida.Apesar de lógica, ela induz ao raciocínio abstrato bem orientado, sem que nos percamos em divagações inúteis aos fins colimados.Assim, nos adestrando na perseguição de resultados confiáveis, dentro de limites de seguros.A matemática inspira confiança na realidade, por suas bases concretas. Cria vínculo da criatura com esta realidade concreta, pois ela passa a dominar os mecanismos dessa realidade.

A auto-estima de quem recebe de forma prazerosa e adequada o ensino da matemática é evidente,independente de qual será a sua definição profissional no futuro. A matemática é em suma um instrumento, uma linguagem, que orienta o pensamento de forma objetiva e clara.Acredito, piamente, que concentrar esforços na valorização do ensino da matemática seria uma elevação mais rápida no nível de nossos educandos, que se refletiria na capacidade de aprendizado das demais matérias e no perfil de decisão de nosso povo em outras áreas de atuação.Seria um bom começo.

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