quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fim Providencial da Mediunidade

"A evocação dos Espíritos vulgares tem ainda a vantagem de nos pôr em relação com os Espíritos sofredores, aos quais podemos aliviar e cujo adiantamento podemos facilitar com bons conselhos. Assim, podemos ser úteis ao mesmo tempo em que nos instruímos."
( O Livro dos Médiuns - item 281)


Grande parte do intercâmbio mantido entre os médiuns e os espíritos se faz na faixa dos espíritos sofredores. Fato justificado pela identidade existente entre as condições dos comunicantes e os intermediários. Por nossas deficiências morais, raras são as oportunidades de contato com espíritos de inegável superioridade a nos transmitirem diretamente orientações.

Kardec no supracitado item 281 nos aponta as bases reais em que se desenvolve esse mecanismo, acentuando o caráter instrutivo de que ele se reveste. É preciso retificarmos nossas posições comportamentais. Os espíritos não são o objeto primordial da reunião mediúnica, e sim o médium, Kardec coloca sob condições (podemos) a chance de atingirmos a ajuda aos espíritos. Puro bom senso, pois por mais que nos esforcemos, o atingimento dependerá da vontade do espírito de ajudar-se, o que foge ao controle do médium. De outra forma, o mesmo não ocorre com o dever do médium de instruir-se com a experiência transmitida pelo espírito. Tudo depende de sua consciência ao analisar o testemunho do equívoco e transplantar para sua vida com a finalidade de não repetir a falta.

Fica assim claro, que o campo experimental do Espiritismo tem um fim elevado, de proporcionar aos seus integrantes encarnados a confirmação prática da importância fundamental das advertências do Evangelho para a vida de cada um de nós, e o resultado da sua inobservância.

Compenetremo-nos que os médiuns são os elementos principais do objetivo da reunião mediúnica, até porque a Espiritualidade Maior conta com muitos outros recursos para auxiliar aos espíritos rebeldes e sofredores, não necessitando exclusivamente dos pobres recursos de que dispomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário