quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Verdadeiro Batismo

" Que também , como uma verdadeira figura, agora nos salva,o batismo, não o do despojamento da imundícia do corpo, mas o da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo". I Pedro 3:21

João Batista afirmou que ele batizava com água , mas que o Cristo batizaria com o fogo. É preciso entender que o fogo sempre foi símbolo de purificação das substâncias. Claro que se submeter ao fogo requer sacrifício, tampouco ele se referia ao elemento físico.

Outra não é a condição daquele que tendo vivido por padrões mundanos baseados no orgulho, na vaidade e na ambição desmedidos, quando passa a refletir acerca dos padrões comportamentais cristãos , em seu mundo íntimo sofre a ação da transformação, que não é fácil. É o reconhecimento de equívocos e limitações pessoais, além de resistir à tendência aos velhos vícios e atitudes.

Manter uma consciência desperta para os valores superiores do Cristo é imergir num oceano de novas indagações. Espiritualizar-se é um processo doloroso e contínuo, queimando antigos procedimentos e estabelecendo novas condutas.

É viver em um fogo depurador por própria aceitação da importância dessa experimentação espiritual. A grandeza dessa vivência está longe de uma formalidade ou ato exterior, é repetição diária. O batismo é acordar todo dia com a disposição de sermos melhores, segundo o modelo de Jesus.É mudança comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário