quarta-feira, 1 de julho de 2009

Crises - Prenúncio de Mudança

Existem aspectos singulares na vida de todos nós.Ocorrências específicas de uma realidade , que nunca se realizará em outra.Por outro lado, existem momentos comuns na vida de todos , que guardam profunda semelhança não na aparência , mas no fundo.

Refiro-me ao " processo de crise".

Quem de nós não viveu um episódio intenso de incômodo, característico das situações de crise? Aquela sensação de que as coisas não vão bem e tudo indica mal-estar.O processo de crise impele a um conflito íntimo de que tudo está errado.Uma verdadeira desestabilização.Não é uma simples fase ruim, mas uma permanente impressão de que vai faltar o chão.Tudo cede, perde a cor e a graça.

Há uma tendência em nós a querermos nos desvencilharmos a qualquer preço das situações incômodas. Isto parece a princípio natural, mas é um mito em relação às crises.Fatos desagradáveis que devemos expurgar de nós e esquecermos.Não me parece uma atitude muito sadia, uma forma de tratar a crise segundo a sua finalidade em nossas vidas. A crise é um mecanismo tão saudável como a febre em nossos organismos. A decisão de extinguí-las simplesmente, sem remontar as causas com coragem e honestidade, não nos garante que desdobramentos piores se sucedam.

As crises fazem parte de todos os nossos relacionamentos, pois elas indicam a real necessidade de MUDANÇA.Mudança em nós e mudança no ambiente, na forma como estamos lidando com os diversos tipos de nossos relacionamentos.E enquanto não atendermos à mudança devida , segundo os novos padrões de nossos valores , princípios e conceitos, haveremos de sofrer a imposição da reestruturação que a crise estabelece.

Como já disse, a crise é salutar.Ela nos obriga a repensarmos atitudes e comportamentos que estamos realizando e que precisam passar por transformações.Somos muito pouco atenciosos com nossas vidas, por mais paradoxal que isto pareça, mediante nosso egoísmo.Cuidamos da aparência , das formalidades , e esquecemos das emoções , dá essência do ser. Só a crise , com sua força demolidora tem poder para nos fazer cessar de levar a vida sem nos considerar em detalhes.

Mudar é um impositivo da vida, que deve ser constantemente reavaliada em suas prioridades. Não gerenciar a vida dessa maneira é ter crises por perto para indicar pontos emocionais pendentes de tratamento.Bendita seja a crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário