quarta-feira, 1 de julho de 2009

Caridade - A Fé Prática sem Formalidades

Paulo em diversas oportunidades de suas cartas às igrejas do cristianismo nascente, se reporta ao caráter pragmático da mensagem do Cristo, em contraste ao excessivo e estéril formalismo do judaísmo vigente.

A liderança cristã discutiu a transferência de preceitos judaicos, como a famigerada circuncisão, e Paulo em Gálatas 5-6 pronuncia incisivamente a afirmação: " Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim, a Fé que opera pela caridade", concluindo mais adiante, em Gálatas 6-15, " porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura", ou seja, a transformação de comportamento e disposições de que a pessoa se imbua, isto " porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos" (I Coríntios 5-20).

Atos traduzidos em atitudes amorosas de cuidado consigo e com os semelhantes. Atos de generosidade, que exemplifiquem a caridade nos mais simples detalhes da rotina diária. É guardar a lei de amor, como orientou o Apóstolo dos Gentios aos Romanos (Cap 2 vers.25): " A circuncisão, em verdade, é proveitosa se guardares a Lei. Mas, se fores transgressor da Lei, serás com tua circuncisão, um mero incircunciso".

Um comentário:

  1. Obrigada pelo convite, Cláudio. Será um prazer ler suas considerações sobre o Cristo Jesus, Amigo Maior. Um grande abraço.

    ResponderExcluir