quarta-feira, 1 de julho de 2009

Deus ou deus? (II)

" Não Matarás" (Êxodo 20,13)

" O Senhor disse a Moisés: Dirás aos israelitas: todo israelita ou estrangeiro que habita em Israel, que sacrificar um de seus filhos a Moloc, será punido de morte. O povo da terra o apedrejará." (Levítico 20,1-2)

" Se a filha de um sacerdote se desonrar pela prostituição, desonra a seu paiserá queimada no fogo." (Levítico 21,9)

" Se teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho,...,tentar seduzir-te, dizendo em segredo: vamos servir a outros deuses, ..., Teu olho não terá compaixão dele,...,tens ao contrário, o dever de o matar: serás o primeiro a levantar a mão para o matar, e a levantará em seguida o povo. Tu o apedrejarás até que ele morra,..." (Deuteronômio 13,6-10)

" ... assim tirarás o mal do meio de ti, para que os outros , ao sabê-lo tenham medo, e não ouse mais cometer semelhante falta no meio de ti. Não terás compaixão: vida por vida, olho por olho,dente por dente,mão por mão,pé por pé." (Deuteronômio 19,20-21)


Cabe a pergunta: todas estas passagens são de origem divina? Se a resposta for positiva, se estabelecerá o conflito.Como a Inteligência e Sabedoria Supremas pode ser transgressor de seu próprio mandamento?

A linha mestra do decálogo é o respeito a Deus e ao próximo. Esta é a grande novidade instaurada por este código universal entregue a Moisés.

Contudo, era muito difícil a condução de um povo sofrido e humilhado, e em busca de sua dignidade e identidade, depois de passar gerações subjugado aos egípcios, onde em parte absorveu a cultura dos antigos dominadores e desagregou-se em prol da sua sobrevivência, afastando-se das suas origens. Em dado momento, surge Moisés como um polo aglutinador dos hebreus, fazendo reviver o espírito de raça e de culto e confiança ao Deus Único. em nome desta liderança, e do desiderato a que se sentiu incumbido, Moisés lançou mão de expedientes extremos e violentos para manter com pulso firme o atingimento da sua missão.

Desta forma, temos que fazer uma diferenciação entre o mandamento divino do Decálogo e o código civil emanado por Moisés. A barbárie do povo hebreu obrigou Moisés a decretar leis rigorosas sobre as condutas rotineiras, a fim de disciplinar e coibir excessos, que poderiam dissolver a unidade do povo.

Não podemos jamais confundir as origens das duas legislações, pois o Decálogo é de validade eterna e abrangência universal, e os preceitos legais mosaicos foram circunstanciais, em decorrência da rebeldia contumaz existente no seio daquelas milhares de pessoas , em plena aridez do deserto, durante décadas, sob o guante de inúmeras dificuldades e espectativas futuras.

A Lei de Deus é superior e expressa a grandeza do roteiro do Criador para todos nós, suas criaturas, em todos os tempos. A imutabilidade é o atributo fundamental da divindade.Deus é o mesmo sempre , e a sua palavra é única: Não matarás.A humanidade é que atravessa vários estágios em seu comportamento, expresso em seus códigos, até que um dia se aproxime dos ditames divinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário