quarta-feira, 1 de julho de 2009

Essência da Moral Cristã

" Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus , mas sim, a Fé que opera pela caeidade." ( Gálatas 5,6)

"A circuncisão, em verdade, é proveitosa, se guardares a Lei. Mas, se fores transgressor da Lei, serás, com tua circuncisão, um mero incircunciso" ( Romanos 2,25)

"Porque a circuncisão e incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura " ( Gálatas 6,15)


Temos uma tendência a limitarmos nossos propósitos às formalidades. Medirmos nossas intenções por aparências. Por isso os rituais acabam sendo rotineiros e vazios, deixando de serem movidos pelo compromisso com as idéias - idealismo. É mais fácil, e cômodo, materializar o compromisso por qualquer ato exterior e desconsiderar que a verdadeira base deve ser a vivência dos princípios abraçados.

Não são atitudes exteriores, que firmam nossa relação com Deus. O compromisso é moral, no campo do comportamento mental e prático na vida. Uma aliança de ouro simboliza o compromisso do casamento, mas não garante o cuidado com sua manutenção, que deve existir no vigor diário da sua vivência. É a realidade que dignifica e sustenta os símbolos, e não o contrário.

Usar uma aliança, ser batizado, enfim trazer junto a si este ou aquele sinal característico de uma nova proposta de vida espiritual e religiosa, só tem respaldo se estivermos envolvidos com a mudança em espírito.Mesmo os cristãos primitivos fizeram do ritual judaico da circuncisão ( ato de cortar o prepúcio) uma discussão religiosa, apesar da mensagem do Cristo ser essencialmente espiritual.Por isso, Jesus nos recomenda reconciliarmo-nos ( sentimento) com nossos adversários antes de entregarmos nossa oferenda no altar (ato exterior), a fim de que haja amparo de um coração limpo para nossa adoração a Deus. Pura coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário