quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cativando as Personalidades como Cristo Cativou

" Aquele que diz permanecer nEle, deve também andar como Ele andou" (I João 2,6)

Esta passagem diz de perto de que não pode ser gratuita a confissão de se ser cristão. Assumir a condição de seguidor do Cristo é uma filosofia de vida, sobretudo em relação aos outros.É pautar sua conduta pelos mesmos princípios da conduta de Jesus. É bem diferente de tomá-lo exteriormente como Mestre ou Salvador. É ter Jesus como Guia e Modelo para nosso comportamento, e a partir daí esmerar-se por traduzir em seus atos de vida, pequenos exemplos de sua renovação de atitudes.

O compromisso com o Cristo não pode ser superficial. Tem que ser aprofundado na mesma proporção do nosso amadurecimento, a fim de ser uma alavanca da nossa capacidade de bem convivermos . Estar no Cristo é compreendê-lo nas entranhas de cada um de nós .É a nossa singularidade moldando-se paulatinamente aos padrões de Jesus, pela via da adaptação.Isto é um processo longo e estrutural,que não adimite entusiasmo nem proselitismo.É uma ação pensada , de forma séria , tendo como alvo principal a reformulação de cada um , sem cogitar da posição do outro.

É exemplar e rica de ensinamentos a forma como Jesus compreendeu e agiu em relação a cada personalidade dissonante dos seus princípios e valores, mesmo os chamados discípulos mais próximos, além de figuras do poder político e religioso e inúmeras personalidades da vida comum do povo.Algo muito correlato com nossa convivência com os familiares,vizinhos,companheiros de trabalho e todos que participam de nosso mundo de relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário