quarta-feira, 1 de julho de 2009

Democracia - Um Projeto Inacabado (voto não obrigatório)

As conquistas institucionais de um povo são contínuas como a capacidade deste povo de se aprimorar na visão do melhor para si.

Com o PT no poder, avançamos além da visão preconceituosa de que no mais alto cargo do Executivo, só poderia se estabelecer os representantes clássicos dos patrões, Aí está por quase 8 anos a condução do país nas mãos da mais lídima representação do operariado brasileiro.Isto é amadurecimento da vontade do povo na sua capacidade de escolher.

Um novo ciclo se anuncia na substituição deste governo, onde o povo irá votar sem o sobressalto do que será um governo de esquerda. Bem provavelmente , a atenção se voltará para os programas e metas de governo dos candidatos.

E a democracia? Atingiu a sua plenitude?A resposta é NÃO.

Ainda somos, eleitores, reféns do voto.Existe um resquício do autoritarismo na obrigatoriedade de votar, e disto se valem as autoridades, candidatos e partidos para terem maior controle sobre a decisão do povo. Na última eleição (2008) para prefeito na cidade do Rio de Janeiro se viu isso.Houve a antecipação do gozo do feriado do dia do funcionalismo público, para junto do dia da votação, criando um feriadão,acarretando uma evasão de votos pela busca às praias do litoral, o que acabou definindo uma eleição pelos ínfimos 50.000 votos.O Poder Público que deveria promover a participação popular no pleito eleitoral, não era ingênuo de saber que tal medida favoreceria um desequilíbrio na disputa.

Neste caso citado, o povo foi massa de manobra política. E espera-se o contrário, que nas mãos do povo esteja a decisão definitiva de que rumo dar ao voto. E até mesmo de não fazê-lo.Os partidos e candidatos, sim, têm que se esforçar, e muito, em se apresentarem convincentemente ao eleitorado de todo país, com seus programas e ideologias,no sentido de motivarem o povo a exercerem o voto, e não gozarem um feriado na praia.Esta escolha tem que estar nas mãos do povo.Os partidos e candidatos é que têm que ser reféns da vontade do povo, pela instituição do voto não obrigatório, depois disto se pense na melhor Reforma Política, tendo por base esse avanço da liberdade, que ainda não teve apoio nem de um partido de esquerda no poder. Quem sabe?Ainda faltam 2 anos, tomara Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário