quarta-feira, 1 de julho de 2009

Bendita Influência

Acerca do fenômeno Chico Xavier assim se pronunciou Dom Vicente Scherer, como assinala Marcel Souto Maior, em seu livro As Vidas de Chico Xavier (6º edição- pág.183-editora Rocco) : "Seu engano talvez perturbe e desoriente espíritos ingênuos e desprevenidos".


Os santos, segundo o entendimento católico, são seres especiais, que marcam suas vidas por evidências incomuns de ordem física ou moral. São curas e exemplos comportamentais que os destacam singularmente, acima das meras possibilidades humanas previsíveis.


Concordando com esta conceituação, só não é aceitável que tais ocorrências se façam exclusivamente nos arraiais católicos, e a possamos estender a tantos outros membros da humanidade, sem quaisquer distinções. Gandhi, por exemplo, arrastou multidões com a força do seu comportamento e ideal de amor modelares. Um dos santos dos nossos dias.


O Sr. Francisco Candido Xavier é outra prova de salutar influência. Através da sua entrega incondicional de medianeiro das verdades eternas só consolou lágrimas, ergueu amargurados e apontou metas de renovação a tantos corações desalentados. Chico não compactuou com as ilusões da pompa e do poder mundano. Usou constantemente da simplicidade como escudo defensivo contra as investidas da idolatria e da popularidade. Manteve-se afastado das vantagens do interesse pessoal e honrarias da vaidade por compromisso à mediunidade, que tanto zelou e dignificou, como um verdadeiro sacerdócio, sem necessidade de sotaina.Com essa postura consolou , ao longo da vida, um oceano de lágrimas e ergueu uma multidão de caídos. Além de inspirar inúmeras e variadas iniciativas no Bem.


Mediante esta conduta irrepreensível, não são simples ataques verbais que arranhariam este gigantesco exemplo de amor a um ideário, que muitos pregam, mas muito poucos obram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário