quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Jeito Carioca de Votar

"Zona Oeste e Alianças vão decidir o segundo turno no Rio"(jornal O Dia - 07/10/08)

Não adianta espernear.O carioca sabe responder no momento certo. Na última hora ele decidiu: não quer confusão entre religião e política e não admite eleição sem um amplo debate, vai ter 2° turno.

Quem agiu assim foi o mesmo carioca que não aceitou manipulação eleitoral e elegeu Leonel Brizola, de volta do exílio, bem como contrariou a palavra de ordem de um presidente irresponsável politicamente e cobriu o rosto de preto ao invés de verde e amarelo.Não precisa lembrar, o presidente escafedeu-se.

O carioca decide o que é melhor para ele , independente de caciques e conchavos políticos de cúpula partidária. A relação entre os níveis da federação não pode ser melhor porque existe vínculos entre os partidos de seus governantes.Isto é coisa de republiqueta de banana.A relação tem que ser institucional, nada pessoal ou conveniente.

O 2° turno é uma nova eleição.

Acordem os candidatos , pois o povo carioca quer ouvir compromissos viáveis para suas vidas hoje.Quem falar de aliança com governo federal ou estadual, com projeto para 2010 ( eleição presidencial), está morto eleitoralmente, pois se distanciará da realidade de um prefeito para a cidade, que até lá poderá deixar de ser Maravilhosa, para mergulhar no caos ambiental, na saúde, na escola e no trânsito.

Queremos ouvir sobre o metrô em Jacarepaguá, interligando ao Centro da cidade.Equiparação de tratamento da linha Amarela com a linha Vermelha, sem pedágio para pagar.Temos que entender, como se decide uma obra vultosa como a Cidade da Música, sem uma ampla consulta e divulgação popular do seu projeto e propósito? Era prioritária mediante a nossa realidade? Quais as medidas em andamento contra a dengue,na altura do campeonato? O governo municipal pensa em desenvolver um mecanismo que mobilize a populaçao para tratar das questoes antes de tomar decisões fundamentais?

A matéria é extensa para avaliarmos nossos 2 candidatos.A palavra está com eles.Não temos que nos precipitar , anunciando opções antes do dia 26 de outubro. Mantenhamos eles reféns da nossa decisão demorada.São eles que têm que correr com as idéias atrás de nós e não nós os tranquilizarmos sobre nossas decisões , sem a garantia deles se comprometerem com as mudanças coletivas que nos sejam vantajosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário