Todo ano a tradição católica comemora em 28 de outubro o dia de São Judas Tadeu, e sempre ouvimos alguém mais fervoroso ao santo comemorado, preocupar-se em distingui-lo do outro Judas Iscariotes, mas referindo-se a este como o Traidor. Esta alcunha inspirou até mesmo a prática na cultura popular de malhar o Judas, no sábado antecedente à Páscoa.Busquemos entender melhor.
A figura de Judas Iscariotes no contexto apostólico representa o crente na libertação pela via da organização do mundo. Ele quis forçar Jesus a tomar uma atitude revolucionária, que não lhe cabia por missão. A política e o poder temporais não eram instrumentos de convencimento do Mestre. Todavia, Judas não entendeu isto e, aparentemente, “traindo”, tentou pressionar o Cristo a rebelar-se, deflagrando um confronto com a situação vigente, em nome de uma ideologia genuinamente judaica.
Tal não foi sua profunda decepção pessoal ao constatar a ineficácia de seu estratagema,deprimido,atenta contra a própria vida, mediante o Cristo entregar-se pacificamente, consoante sua mensagem de não-violência. Nada mais coerente, tendo inclusive, no ato da prisão, que aplacar o ímpeto agressivo de seu outro discípulo, Pedro. Mesmo os mais próximos pouco alcançavam a grandeza da missão do Cristo, e de sua estatura moral. Judas não foi diferente. Aferrado aos anseios libertadores do povo judeu, esperava por um guerreiro defensor dos ideais de raça, e Jesus era o manso por excelência.
Todavia, nós,ao longo dos tempos, não nos apresentamos melhores do que ele.Canalizamos para Judas Iscariotes nossa perfídia aos ideais cristãos, estendendo-o nossa incapacidade de perdão e amor fraternal. Escondemos nossas mazelas morais apontando-o traidor, quando na realidade da vida nos dizendo cristãos, negamos e atentamos contra o Cristo a todo instante. Judas Iscariotes personifica nossa impotência de entendermos e vivermos a palavra do Cristo, por isso ele nos incomoda tanto.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário