segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rocinha - Um esporte radical

Só mesmo a cidade do Rio de Janeiro para integrar turismo e lazer na sua expressão mais ampla. E eu pensei que conhecia toda as possibilidades deste binômio na minha cidade. Pensei que por ter frequentado cada metro de praiacada área verde dos bosques e florestas e muitos outros pontos atrativos , já tivesse usufruido de todas as maravilhosas sensações que esta pérola encravada entre o verde e mar pudesse oferecer.

Ledo engano.

Nunca pensei em praticar um esporte radical em plena cidade.E lá está a Rocinha, um dos maiores aglomerados humanos, localizado numa encosta no bairro praiano de São Conrado.É uma verdadeira cidade dentro da cidade. Com uma vida pulsante,intensa,um vai-e-vém de gente e veículos incomum.Nela vivi uma grande experiência.

Para alcançar o local onde eu deveria me dirigir, fui orientado a deixar o meu carro na entrada da comunidade e fazer a subida através de um serviço de motoboy.Só depois descobri que aquilo seria uma das maiores aventuras da minha vida.É inimaginável.Uma rua relativamente estreita, com carros estacionados a margem e um tráfego desesperador de motos, ônibus e vans.Fui informado que naquele serviço de motos havia umas 800 motos,subindo e descendo sem parar.

E a aventura começou.A competição das motos para saber quem consegue se desvencilhar dos ônibus e vans , passando por espaços minúsculos. A sensação em dados momentos é que vc vai ser emprensado, e eis que você surge do outro lado , só o motoqueiro sabia que o espaço era suficiente. Ainda bem que ele sabia.E isto tudo feito numa destreza alucinante.

A chegada no local desejado é num misto de torpor e gratidão.As pernas por pouco não abrem mão da sua obrigação de sustentar o corpo.O coração segue em seu batimento acelerado em resposta a tanta adrenalina.E quando se imagina que tudo encerrou , vem a compensação extraordinária da visão do mar de São Conrado.Uma pausa que me preparou para a obrigatória descida.Outra experiência radical, dessa vez vista de cima para baixo.A idéia é que se vai rolar do morro.Apenas impressão.Chega-se são e salvo e com uma sensação de estar mais vivo do que nunca.Vale a pena experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário