segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fernandinho Beira-Mar- Do Átomo ao Arcanjo

“ ... É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto.” Allan Kardec –O Livro dos Espíritos – Pergunta 540



Esta é uma das mais lindas orientações ofertada pelos benfeitores espirituais ao codificador, Sr. Allan Kardec, traduzindo a escalada evolutiva a que todos estamos fadados, apesar dos equívocos e desmandos que possamos cometer.


Já citei-a várias vezes em minhas explanações, e para reforço da idéia chego a afirmar que “ o espírito que hoje transita sobre a face da Terra com a personalidade de Fernandinho Beira-Mar, um dia vai ser anjo”. É chocante para nós, pobres mortais, admitir isto por toda gama de malfeitos que este irmão realizou, mas esta é a determinação do infinito amor e misericórdia de Deus, que está muito acima da compreensão da nossa precária condição de espíritos em estágio de provas e expiações.


Qual não foi minha surpresa, quando constatei na Folha ONLINE, de 02/05/10,uma reportagem sobre o desempenho nas provas do ENCCEJA ( Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do apenado Luiz Fernando da Costa (“Beira-Mar”), entre 470 mil participantes:


O Desempenho de Beira-Mar na Prova

ÁREA Nota de Beira-Mar Nota Predominante
LINGUAGEM (português) 142 100 a 120(41% dos alunos)

REDAÇÃO 7,5 6 a 8 (57% dos alunos)

MATEMÁTICA 157 100 a 120(35% dos alunos)

CIÊNCIAS HUMANAS
(História,Geografia) 157 100 a 120(35% dos alunos)

CIÊNCIAS DA NATUREZA
(biologia, física e química) 140 100 a 120(40% dos alunos)


Tal desempenho indica que a potencialidade imanente existe e está no aguardo de ser promovida para render frutos de transformação. O avanço intelectual, em todos nós, é o carro-chefe das conquistas morais. O resplandecer da inteligência antecede a alvorada das virtudes(pergunta 789 e comentário de O Livro dos Espíritos).Sem qualquer romantismo ingênuo, esta notícia nos assinala o indício de que , como sociedade, deixamos escapar a oportunidade de pelos caminhos da educação , em sua tenra idade, conduzi-lo a escrever uma outra história, fora do crime.E tudo aponta que seu potencial garantiria isso.


“Não adianta chorar o leite derramado”, como nos orienta a santa doutrina dos espíritos, nada se perde de nossas conquistas e experiências espirituais. E com certeza, com seu empenho nesta direção construtiva, consciente ou não disto, ele estará preparando novos rumos porvindouros para seu espírito imortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário