sábado, 17 de abril de 2010

Centro Espírita não é igreja, mas ESCOLA

“ As Sociedades Espíritas devem fazer a mesma coisa e conseguirão grande proveito para o seu adiantamento ao promoverem conferências em que seja lido e comentado tudo o que possa ter relação com o Espiritismo, a favor ou contra. Dessa discussão, a que cada um dá a contribuição das suas próprias reflexões,saem os esclarecimentos que passam despercebidos numa leitura individual.Ao lado das obras especiais, os jornais também contribuem com fatos,notícias,reportagens,relatos de virtudes ou de vícios que levantam graves problemas morais susceptíveis de serem resolvidos pelo Espiritismo. “

(Allan Kardec – O Livro dos Médiuns – item 347 – 2ª Parte – Capítulo XXIX ) *





Na afirmação do título não se deve inferir qualquer distinção discriminatória ou ofensiva , simplesmente uma constatação de diferença de postura institucional de um centro espírita no desempenho da sua finalidade de esclarecer a espíritos de encarnados e desencarnados.



Tradicionalmente , uma igreja caracteriza-se por uma postura dogmática,mesmo autoritária, na divulgação de sua doutrina de eleição.Não há discussão do mérito.Pressupõe-se um detentor de todo conhecimento teológico, e a ele cabe a tarefa de conduzir os demais adeptos a concluírem segundo sua visão, como se não houvesse outra(s) forma(s) de enxergar o tema apresentado.Daí, ser de domínio público a afirmação: “ Religião não se discute, se aceita”.



O Espiritismo luta, com muita dificuldade , contra esta postura passiva, quase de inércia, comum às nossas experiências anteriores no campo religioso. Com seus poucos 153 anos de organização ( 18 de abril de 1857), o Espiritismo encontra resistência , até mesmo entre seus adeptos,que contrariamente às sugestões de Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns (*), proíbem nas reuniões públicas que seus freqüentadores externem suas opiniões,alegando ser necessário se manter a harmonia e disciplina do ambiente, ferindo desta forma a natureza primordial do centro espírita que é de ESCOLA, onde nos instruimos e educamos naturalmente em todas as oportunidades e com todas as ocorrências.



No Centro Espírita não cabe convencionalismos igrejeiros inibidores da participação e crescimento pessoais , por ele ser um polo incentivador da busca individual da Verdade com liberdade , num clima fraternal e solidário, inclusive pela franca oportunidade do intercâmbio de impressões, tornando a reunião produtiva e agradável pela contribuição de uns para com os outros, para ampliação de nossas limitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário