Centenário de Chico Xavier
Em 2010, se o nosso Chico estivesse entre nós encarnado,completaria cem anos. É natural que o Movimento Espírita se mobilize e aproveite a data para relembrar a notável figura deste homem de bem. Estamos muito carentes de exemplos de correção moral e humanitarismo, e Chico sempre será uma referência neste sentido, digna de ser mencionada.
Todavia , precisamos ser comedidos nestas homenagens , considerando a postura em vida do saudoso mineiro,refratário que era aos holofotes.Chico sempre foi avesso a ser colocado em evidência . Os diversos títulos de cidadania que lhe foram conferidos pelas Casas Legislativas pelo Brasil, foram todos recebidos em nome da Doutrina espírita, ressaltando que ela sim era a devida homenageada. Quando seus aniversários coincidiam com as reuniões do seu grupo espírita , não concordava com comemorações , e até faltava aos encontros para não ser o foco das exaltações.Por último, foi informado e convidado para ser homenageado em um Congresso Espírita , em Portugal, não comparecendo sob a justificativa das restrições do seu estado de saúde. Chico sempre considerou com fidelidade as orientações de Allan Kardec, e este disse: " É o orgulho que faz se julguem infalíveis ( os médiuns) e repilam todos os conselhos.Esse sentimento é infelizmente excitado pelos elogios de que são objeto; basta que um médium apresente faculdade um pouco transcendente, para que o busquem , o adulem, dando lugar a que ele exagere sua importância e se julgue como indispensável , o que vem a perdê-lo. " ( O que é o Espiritismo? Cap.II - item 86).Da profunda compreensão dessas palavras kardequianas, ele mesmo se intitulava " Cisco Xavier".
Primando por essa simplicidade, exemplificada por Chico, devemos externar nossa saudade e admiração por este amoroso amigo através de cada casa espírita , no próximo futuro 2 de abril de 2010, dedicando uma reunião modesta para relembrarmos os princípios morais que nortearam sua vida e que Chico prezou com tanto afinco em diversos momentos, muitos documentados por seus biógrafos. Com certeza, se cada uma de nossas associações espíritas oferecer esta flor singela da lembrança carinhosa e reconhecida por tudo que ele nos significa, é provável que com maior facilidade sintonizemos com seu coração humilde, ofertando as flores de nossa gratidão por sua vida modelar. Fica a sugestão !