tag:blogger.com,1999:blog-53918544823532351642024-02-08T06:55:33.496-08:00Pensando a Gente se EntendeMinhas reflexões sobre assuntos variados.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.comBlogger99125tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-50094476768252409282011-01-05T08:08:00.000-08:002011-01-05T08:10:11.920-08:00Palestra Tema : ESCOLHASBase Evangélica: " Buscai e Achareis." Jesus ( Evangelho de Mateus ,Capítulo VII / O Evangelho segundo o Espiritismo,Capítulo XXV)<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /> <br />INTRODUÇÃO<br /><br /><br />- Falar sobre o uso de drogas , nem sempre é tratar de substâncias e seus efeitos no sistema nervoso central.<br /><br /><br />- O uso ou não de drogas é uma opção , como tantas outras opções que temos a fazer na vida, ou seja , nossa vida é o resultado de nossas ESCOLHAS.<br /><br /><br />- Caberá a pergunta: Por que alguém opta por usar drogas ?<br /><br /><br /><br /><br /> <br />DESENVOLVIMENTO<br /><br /><br /><br /><br />- Imaginemos, neste momento, a nossa frente , uma bandeja de frutas variadas, sendo que parte das frutas está em boa condição de consumo e outra parte está podre.<br />Se lhe for oferecido se servir , você escolherá uma fruta sadia ou uma fruta podre?<br /><br /><br /><br /><br />- Isto aparentemente parece óbvio. Qualquer um de nós optará pelas frutas sadias.Mas, será que todas as vezes que a vida nos oferece mais opções, nós escolhemos a parte sadia?<br /> Aquela que não nos trará perdas ou prejuízos.Será que nos afastamos da banda podre da vida com a mesma clareza com que optamos pelas frutas sadias da bandeja?<br /><br /><br /><br /><br />- O que será que nos faz em determinadas situações da vida optar por experiências que nos farão sofrer graves consequências ?<br /><br /><br />Resposta: O despreparo ( imaturidade) lógica e emocional em relação a estas experiências<br /> <br /><br /><br />- Como alcançar esta maturidade lógica e emocional ?<br /><br /><br />Resposta : Através de uma educação formadora de hábitos e forma de pensar sensatos, com foco no exercício gradual do livre arbítrio.<br /><br /><br /><br /><br />- Tudo isto começa com pequenos detalhes em tenra idade ( arrumar seu quarto/cama; guardar seus brinquedos,tratar de suas tarefas escolares, lavar sua roupa íntima,ajudar na tarefa doméstica,etc) com os pais transferindo a responsabilidade ao filho para fazer o que já lhe é compatível fazer.Não deixar o filho assumir obrigações consigo mesmo e com o ambiente de convivência é dizer-lhe surdamente : VOCÊ NÃO É CAPAZ ou VOCÊ É UM INÚTIL.<br /><br /><br /><br /><br />- Imaginemos esta mensagem no inconsciente de um ser em crescimento de auto-afirmação. Qual será sua auto-estima ? Sua visão de si mesmo ?<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />CONCLUSÃO<br /><br /><br /><br /><br />- É preciso prepararmos uma trajetória de um ser em crescimento, através da auto-confiança, superando desafios, apesar dos insucessos, que são fatos naturais na trajetória humana.<br /><br /><br /><br /><br />- Esta auto-estima fará com que o ser busque sempre soluções possíveis, sem recorrer por extrema insegurança pessoal no seu potencial, a atalhos artificiais ( drogas ) por uma enganosa superação.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-61373198470252932872011-01-05T08:01:00.000-08:002011-01-05T08:03:54.754-08:00Um Olhar mais Adiante"Nós conseguimos,essa posse mostra que tudo o que passamos valeu a pena"<br /> Rose Nogueira ( Companheira de prisão da Presidente Dilma Rousseff)<br /><br /> <br /><br /> <br /><br />O predomínio desta visão acanhada de poder nos garante que ainda temos muito a avançar. O poder pelo poder. As lutas se encerram por se alcançar os mais altos postos.Como se isso só bastasse para estabelecer as mudanças estruturais de que a Nação tanto carece.Por isso , depois fica fácil ufanar-se do mínimo feito ou justificar-se de que se mais não se fez foi em razão do espólio social herdado.Pura mediocridade.<br /><br /><br /><br /><br /><br />A presença deste ou daquele personagem ilustre ou menos expressivo na Presidência da República não garante a efetiva realização das metas necessárias anunciadas, pois estar a frente do Executivo é além de traçar as condições favoráveis para alavancar o bem-estar de todos , é administrar as diferenças de enfoques das diversas ideologias políticas para alcance desse bem-estar.É uma luta permanente de interesses que devem ser conduzidos pelo tirocínio pragmático de atendimento racional e duradouro das necessidades fundamentais da digna cidadania desde a base da pirâmide social até seu topo.<br /><br /><br /><br /><br />Esta hercúlea missão vai além da posse e se projeta além dos atuais protagonistas, pois a Nação só terá alcançado sua maturidade confiável no instante em que o organismo social estiver devidamente composto de vários instrumentos representativos da realidade do povo e sejam atuantes dentro dos limites legais, sem excessos terroristas ou de guerrilha urbana, e independentes dos aparatos e benesses governamentais, ou seja, sindicatos que traduzam a real condição ainda dos trabalhadores mal remunerados ( aeroviários, policiais,professores,etc) e não estejam amordaçados pelo conluio de seus dirigentes com a manipulação governamental.<br /><br /><br /><br /><br />O papel intransigente do Estado deve ser promover a sociedade civil a ocupar seu papel intransferível de co-participante das soluções , através da constante troca de informações. Não engajar a sociedade neste processo é fadá-la à mórbida situação de dependência do Estado patriarcal,em moldes modernos de “ vales e bolsas”, com a terrível necessidade de sempre criar um “ salvador da pátria”, sempre prestes a ser “canonizado” pelo suicídio ou pelas estatísticas de aprovação de seu governo.<br /><br /><br /><br />Esperemos que a Presidente atual não tenha também esse cacoete, e opte seriamente por trabalhar de forma dura por reformas que pavimentem a estrada de libertação do povo brasileiro da miséria social e das idéias.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-38200851828113892302010-10-30T21:18:00.001-07:002010-10-30T21:19:01.239-07:00A MORALIDADE NÃO PODE ESPERARA Nação se volta para a decisão do Supremo Tribunal Faderal para julgamento da constitucionalidade da aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa já para o pleito do próximo 3 de outubro, e a decisão do STF é adiada em razão do empate dos votos dos ministros (4 x 4 ).<br /> <br />O Princípio Democrático de Direito tem como fundamento consagrado no artigo 37, da Constituição Federal, a MORALIDADE, e imediatamente no inciso I, do mesmo artigo, define que " os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei ..." . A Lei da Ficha Limpa é uma alteração à Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que já estabelecia casos de ineligibilidade, que foi reforçada pelo quadro social político agudo da conduta ético-moral dos candidatos propostos pelos partidos e eleitos por uma população descompromissada com a retidão moral dos seus representantes, por entendê-loscomo símbolos do sucesso da ilegalidade sobre um sistema social opressor, marcado pela injustiça da pouca oportunidade para muitos e vantajosos para poucos apaniguados. Todavia, um erro não justifica o outro.E é chegada a hora do STF ofertar sua contribuição para depuração das lideranças políticas, pois sem política (digna) não há povo civilizado.<br /> <br />Acredito que todos concordemos com esta última afirmação, mas precisamos apresentar a razão principal para o STF emprestar seu apoio à aplicação imediata à citada lei.<br /> <br />A MORALIDADE é fator imprescindível à função pública, epor isso se faz urgente, urgentíssimo, que a lei tome efeitos imediatos.A Moralidade é a SAÚDE da vida pública. Se a Moralidade está ameaçada pela incursão de transgressores da Lei, segundo o entendimento de um colegiado de juízes, a saúde da sociedade está periclitando, e nada mais responsável e plausível do que uma " intervenção" em caráter imediato, pois a MORALIDADE, como a SAÚDE, não pode esperar, sob pena de por inépcia da sociedade, preencher-se as vagas das representações políticas com elementos provadamente venais.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-58919076629195778722010-09-07T10:27:00.000-07:002010-09-07T10:29:49.784-07:00Jesus, o PsicoterapeutaAinda no cumprimento do seu messianato, Jesus se valeu da indagação feita se ele poderia interferir numa partilha de bens de uma herança, e advertiu não ser esta sua finalidade ( Lucas 12,13-14). O Cristo não veio até nós para tratar das questões materiais, imediatistas, e sim do essencial ( Mateus 6,21-22). Sua missão é de um terapeuta do espírito, tratando de todos aqueles que se aproximam de sua mensagem na sua natureza mais íntima. Ensinando-nos a perseguir a meta de libertação pela afirmação de nossas individualidades, confiantes de que cada experiência, agradável ou não, é parte integrante desse aprendizado. A relação de Deus conosco não é punitiva, mas educadora, por isso nos confrontamos com as conseqüências de nossos atos de ontem e hoje, por medida de responsabilização. Eis algumas dessas orientações fundamentais deste psicoterapeuta por excelência para nossa escalada no domínio equilibrado e harmônico dos valores eternos do espírito:<br /><br />1) “ Ajuda-te e o céu te ajudará “ <br /><br />AUTONOMIA – É o ponto de partida de qualquer um de nós em razão das mudanças estruturais em nosso ser. Quando adoecemos na alma, nossos argumentos sempre focalizam mais os outros, sobretudo responsabilizando-os pelo que nos ocorre, distanciando-nos da autoria dos acontecimentos em nossas vidas que nos infelicitam. Tudo nos atinge por total aprovação e permissão nossas. Qualquer benefício ou ajuda, mesmo espiritual, virá ao nosso encontro se decidirmos autonomamente por nos fazermos alvos da ajuda. Esta é a primeira grande noção de limite. O limite da competência sobre nossos destinos: cuidarmos de nós mesmos.<br /><br /><br />2) “ Seja teu dizer: sim, sim; não, não “<br /><br />ASSERTIVIDADE – É a profunda relação de coerência entre o que pensamos e o que manifestamos. Em geral, nossas percepções íntimas acerca de fatos e pessoas, são guardadas a sete chaves, por considerarmos que as nossas impressões não devem ser ditas. Com isso “ engolimos sapos” , nos desagradando e agredindo-nos, por acharmos pior contrariarmos o outro,sob a alegação de que o outro pode se chatear e quem sabe se afastar. Tal postura nos coloca em posição de únicos responsáveis pela manutenção das relações de amizade, parentesco, etc., mesmo que discordemos de determinados aspectos na conduta do outro, sem que aja abertura para externarmos a discordância. Esta forma desigual de relacionamento leva muitas vezes a situação extremas, pela insustentabilidade da tolerância com os desconfortos auto-impostos, ocorrendo o que se chama comumente: explodir na hora errada, e de forma exagerada, com cobrança de juros de mora. Por ter contido sua insatisfação pessoal para não ser desagradável ( a quem ?), a pessoa acaba assumindo uma atitude extremada, falando descontroladamente suas razões, causando um impacto violento no outro.Tudo isto por não ter um compromisso primeiro com suas aceitações, e definir de forma nítida e tranqüila a sua impressão sobre a situação, na medida em que se faça necessário, sem tardança.<br /><br /><br />3) “ Brilhe a vossa luz “<br /><br />SINGULARIDADE – Somos uma incógnita de possibilidades. Guardamos inúmeras opções de realizações, dependendo dos estímulos que surgirem em nós, em face dos desafios do ambiente. Condições temos de superar esses desafios, desde que tenhamos sido conduzidos , desde cedo, em acreditarmos no resultado dos nossos esforços , do investimento de cada um em sua Inteligência e Sentimentos, o que nos torna singulares, incomparáveis. Ninguém faz nada exatamente igual ao outro, temos inclinações próprias que nos caracterizam a individualidade, e que nos personificam.Valorizemos nossas diferenças, pois elas reafirmam nossa importância no grande concerto da vida.<br /><br /><br />4) “ E que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil “<br /> <br />RESILIÊNCIA – Esta noção está profundamente ligada a resistência à frustração e ao desânimo. Nosso imediatismo e prepotência exige que as soluções das dificuldades sejam instantâneas, mas a realidade nos exige um pouco ( muito!) mais. É preciso reconhecer que os desconfortos podem ser gerados por questões que envolvam outros, e que só poderemos alterar a parte que nos toca, e até que os fatores independentes se alterem, boa parte do desconforto se manterá. A não ser que de nossa parte desenvolvamos novas habilidades para irmos além dos nossos limites de resistência atuais, ao contrário de quando dizemos: sou assim mesmo, não mudo. Desencravar crenças enraizadas e atualizá-las para sobreviver as dificuldades é um ato de extremo amor por si mesmo. É ir além do que se imaginava que poderia, é admitir a feição educadora da realidade.<br /><br /><br />5) “ O Escândalo é necessário, mas ai daquele por quem venha o escândalo “<br /><br />EXPERIENCIAÇÃO – A vivência pessoal das emoções e sentimentos é insubstituível. É a oportunidade de aferir valores que nos esclarecem a realidade, nos fazendo perceber os pontos truncados que nos fazem sofrer. Sentimentos foram feitos para serem sentidos, e a nossa busca pessoal, sem medo, é que faz percebermos com clareza nossa natureza interior e seus mecanismos próprios de gerar bem e mal estar.O escândalo simboliza todo e qualquer desajuste com suas naturais consequências de impacto em nosso meio.<br />Importa reconhecer que a vida , a nível humano, não prescinde do equívoco, como instrumento necessário ao nosso auto-conhecimento. Não temos porque estigmatizar o erro como mau, pois através da sua necessária vivência descobrimos quem somos, sem máscaras, podendo optar por mudanças, se preferirmos.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-25517979462134918142010-06-04T06:22:00.000-07:002010-06-04T15:56:15.824-07:00Plante Simpatia, Cultive AmizadesEsta afirmação está condicionada à nossa realidade instável de criaturas humanas, que reagem ao sabor da satisfação , ou não, dos seus desejos e ambições.Muitos de nós, fechamos “o tempo” com facilidade e “ descascamos” em quem não tem nada a ver. Temos dificuldade de separar as coisas.<br /><br /> <br /><br /> Por um instante, maltratamos alguém e , sabidamente, nos reconhecemos injustos, mas por força do orgulho, não nos retratamos pela justificativa da pouca importância daquela pessoa em nossas vidas : “ Ela não faz diferença alguma pra mim”.E aqui caberá a lembrança de uma verdade física e interrelacional : “ O mundo dá voltas”.<br /><br /> <br /><br /> A experiência que irei relatar é um exemplo inverso do que comentei até agora, mas sustenta a tese de que os laços que nos unem hoje, poderão nos fazer reencontrar tempos depois , em posições diferentes, e tudo dependerá de como estabelecemos nossas relações anteriormente.<br /><br /> <br /><br /> Morei em Brasília por 2 anos, e lá tive um dileto amigo, Eduardo. Num bairro chamado Sudoeste, próximo ao trabalho, costumeiramente, fazíamos a refeição num pequeno e simples “self service”, cujo o dono chamávamos de Botafoguense, típico carioca malandro. A gozação rolava solta , sendo eu flamenguista e Eduardo um palmeirense roxo (verde é melhor).Fizemos uma amizade saudável, de profundo companheirismo e respeito entre nós.Voltei para o Rio e nunca mais soube do Botafoguense, que sinceramente nem o nome sabia.<br /><br /> <br /><br /> Um dia parado no pedágio da Linha Amarela, fui abalroado por um carro dirigido por uma jovem. Estava atrasado para compromissos, por isso peguei os dados dela e do carro e fiquei de fazer contato posteriormente. Fiz algumas tentativas, mas infrutíferas, por isso decidi consertar o carro e cobrar a indenização.Na ocasião do incidente, ela me informou que trabalhava numa empresa de comunicação radiofônica, muito conhecida no Rio, e pra lá me dirigi.Ela me recebeu dizendo que o marido dela iria resolver e, na hora, por contato telefônico ele me despachou dizendo que iria fazer contato em outro momento para tratarmos do assunto. Enfim, me senti enrolado. Ela para ser agradável me perguntou se eu já tinha conhecido uma rádio por dentro, e passou a me apresentar as dependências. Quando em dado momento, ela abre a porta do setor FM, o comunicador se surpreende e na frente dela me cumprimenta efusivamente: “ E aí flamenguista, cadê o Eduardo? ”. Era o Botafoguense. Eu fiquei estupefato e ela caiu do cavalo, tanto que me indagou se eu o conhecia, respondi afirmativamente. Ela nos deixou sozinhos, e disse que voltava logo. Eu e o saudoso camarada trocamos breves palavras, inclusive sobre o fato que me levava a estar ali, e ela retornou me comunicando que seu pai ( um outro grande comunicador)estava me chamando para acertarmos a indenização.<br /><br /> <br /><br /> Não tenho a menor dúvida de que eu sairia daquele local sem êxito de receber meu prejuízo, se não fosse o fato de conhecer o Botafoguense, pois a solução que havia sido adiada, foi prontamente resolvida, em razão do impacto daquele encontro “casual”, na frente da minha cicerone e devedora.Este acontecimento inopinado, me fez estar mais atento ao grande investimento em simpatia e cuidado com o outro.<br /><br /> <br /><br /> Creio, nossas simpatias são nossos advogados de defesa nas questões da vida. Com certeza!claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-91408073637495670362010-05-31T17:55:00.000-07:002010-05-31T17:57:33.512-07:00ISTO É ESPIRITISMO ...Mediante tanta confusão que se faz, é importante contar, de forma sucinta, a história recente do verdadeiro e único Espiritismo.<br /><br />Há 18 de abril de 1857, o Sr. Allan Kardec lança a 1ª edição de O Livro dos Espíritos,através da editora do Sr. Paul Didier, contendo 501 questões, inicialmente, sendo ampliada três anos mais tarde (1860) para 1018 questões, que se desdobrou em outros quatro livros, tendo sua primeira parte ( As Causas Primárias) originado A Gênese (1868);a segunda parte (Mundo dos Espíritos) originado O Livro dos Médiuns (1861);a terceira parte (As Leis Morais) originado O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), e a quarta parte (Esperanças e Consolações) originado a obra O Céu e o Inferno (1865).<br /><br />Por isso, temos O Livro dos Espíritos como o marco fundamental do Espiritismo, por ser sua estrutura filosófica básica. A partir dele, o Espiritismo deixa de existir na eternidade dos princípios e fenômenos que sempre envolveram a criatura humana, para compor um corpo doutrinário logicamente estabelecido, para conviver conosco por todo sempre, em nossa marcha evolutiva, fazendo-nos refletir sobre Deus, o Espírito e sua imortalidade,as Vidas Sucessivas, o Intercâmbio entre o mundo visível e o invisível e as diversas Moradas no Universo.<br /><br />É o cumprimento do advento do Consolador Prometido, anunciado pelo Mestre Jesus, que estará entre nós constantemente, nos unindo como irmãos de caminhada, independente das diferenças que nos caracterizem.São 153 anos de novas luzes sobre a mensagem de amor deixada pelo Cristo, para que ela se mantenha viva e pura entre nós, como desde aquele primeiro amor que nos foi dirigido pelo Cristo quando nos aconselhou que nos amássemos como Ele nos amou.<br /><br />Isto é Espiritismo, o resto fica por conta da falta de conhecimento ou má fé de alguns.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-56808434492535303852010-05-22T12:22:00.000-07:002010-05-22T12:23:28.284-07:00Meus Professores da Arte de Bem Viver (I)Hoje (2010), em pleno século XXI, é bem compreensível a discussão em torno da tolerância religiosa, embora com muita resistência ainda. Os tão famigerados anos 2000 persistem com a tola idéia da supremacia de um pensamento religioso sobre o outro, sob chuvas de críticas e ataques que estimulam a dissensão entre seres humanos, filhos da mesma origem. Tudo paradoxal com o maior grau de escolaridade e esclarecimento experimentados atualmente na sociedade brasileira.<br /><br /> <br /><br /> Imaginem a cinquenta anos atrás? Quanto preconceito? Contudo, vou lhes contar uma história de grandeza moral, que tive o privilégio de conviver.<br /><br /> <br /><br /> Minha infância foi vivida em Irajá e morava com meus pais nos fundos da casa de minha avó paterna, Dona Áurea Tavares do Amaral, quantas saudades! Minha avó era mãe-de-santo, seu terreiro era em Coelho da Rocha, no antigo Estado do Rio de Janeiro. Naquele tempo ir até lá era uma odisséia. O ônibus nos deixava na estação de Coelho da Rocha e tínhamos que ir a pé até o terreiro na rua Belkiss, entre valas negras de um lado e outro.Não foi uma vez que vi uma filha-de-santo cair nas valas com suas indumentárias vaidosamente brancas e engomadas.<br /><br /> <br /><br /> Já ao lado de nossa casa em Irajá morava uma família de evangélicos ( Assembléia de Deus). Lembro-me do nome das duas senhoras: Ciriaca e Gregota, sogra e nora, respectivamente .E, talvez, pela dificuldade dos nomes, nós as tratávamos pela alcunha de “vizinha”. Quando em minhas estripulias de criança, me descuidava, e o brinquedo era arremessado para sua casa, lá eu me punha pendurado no muro a gritar: “vizinha”,”vizinha”, e uma delas pacientemente pegava o objeto para me devolver a alegria.<br /><br /> <br /><br /> Eram tempos tão difíceis de rigor e conservadorismo segundo os padrões impostos pela religião dominante. Lembro-me que aos cinco anos, ao ingressar no curso de alfabetização do Instituto Irajá, minha mãe me recomendou: “ Se perguntarem sua religião diga que é católico,não diga que somos umbandistas”. Isto denunciava seu medo de que eu fosse discriminado pela rejeição que se estendia aos participantes dos cultos afros.<br /><br /> <br /><br /> Todavia, não era isto que eu via entre minha avó e a vizinha. Pessoas simples, mas dotadas de um comportamento ético na convivência.Nunca se ouviu qualquer referência menor de ambos os lados sobre a prática religiosa da outra. E tudo culminava na grande festa de Crispim e Crispiniano ( tipo Cosme e Damião), em 25 de outubro. Esta era a única vez que minha avó e seus filhos-de-santo comemoravam seus rituais em Irajá.Uma multidão de adultos e crianças acotovelados em frente de nossa casa, para se deliciarem de tantas guloseimas, e mais de 1000 sacos de doces que eram distribuídos, e depois disto a macumba que ocorria em minha casa, nos fundos.<br /><br /> <br /><br /> No dia seguinte, em meio aquele cheiro que misturava doces e flores ( não me sai da memória olfativa), minha avó começava o “ritual” da divisão das sobras . E nunca esqueceu de preparar um prato de todas as iguarias para nossas vizinhas, que eram chamadas ao muro para lhes ser entregue carinhosamente, e que era recebido sempre com muita simpatia e educação por parte delas.Não posso assegurar, por falta de comprovação, se as vizinhas comiam, ou não, o que lhes era oferecido, mesmo por razões religiosas, mas recebiam de forma cordial, e nunca foi visto elas se desfazerem de forma ostensiva, com intuito de demonstrar que não se abasteceram daquele tipo de oferta.<br /><br /> <br /><br /> Esta foi a conduta entre minha avó, macumbeira, e as vizinhas,evangélicas, até o fim.Mulheres.Incultas.Pobres.Viveram em tempos de maior segregação religiosa, mas por serem autênticas e valorosas não se deixaram contaminar, pelo contrário, estabeleceram na esfera de suas influências o traço do respeito e consideração entre si, ensinando-me que a alguns a religião eleva, e outros dignificam o meio religioso a que pertencem. Este último é o caso dessas três exemplares mulheres.<br /><br /> <br /><br /> Meu preito de gratidão a estas geniais professoras da Vida.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-63797079816231711282010-05-03T04:08:00.000-07:002010-05-03T04:14:25.716-07:00Fernandinho Beira-Mar- Do Átomo ao Arcanjo“ ... É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto.” Allan Kardec –O Livro dos Espíritos – Pergunta 540<br /><br /> <br /><br /> Esta é uma das mais lindas orientações ofertada pelos benfeitores espirituais ao codificador, Sr. Allan Kardec, traduzindo a escalada evolutiva a que todos estamos fadados, apesar dos equívocos e desmandos que possamos cometer.<br /><br /><br /> Já citei-a várias vezes em minhas explanações, e para reforço da idéia chego a afirmar que “ o espírito que hoje transita sobre a face da Terra com a personalidade de Fernandinho Beira-Mar, um dia vai ser anjo”. É chocante para nós, pobres mortais, admitir isto por toda gama de malfeitos que este irmão realizou, mas esta é a determinação do infinito amor e misericórdia de Deus, que está muito acima da compreensão da nossa precária condição de espíritos em estágio de provas e expiações.<br /><br /><br /> Qual não foi minha surpresa, quando constatei na Folha ONLINE, de 02/05/10,uma reportagem sobre o desempenho nas provas do ENCCEJA ( Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do apenado Luiz Fernando da Costa (“Beira-Mar”), entre 470 mil participantes:<br /><br /> <br /> O Desempenho de Beira-Mar na Prova<br /><br />ÁREA Nota de Beira-Mar Nota Predominante<br />LINGUAGEM (português) 142 100 a 120(41% dos alunos)<br /><br />REDAÇÃO 7,5 6 a 8 (57% dos alunos)<br /><br />MATEMÁTICA 157 100 a 120(35% dos alunos)<br /><br />CIÊNCIAS HUMANAS<br />(História,Geografia) 157 100 a 120(35% dos alunos)<br /><br />CIÊNCIAS DA NATUREZA<br />(biologia, física e química) 140 100 a 120(40% dos alunos)<br /><br /><br /> Tal desempenho indica que a potencialidade imanente existe e está no aguardo de ser promovida para render frutos de transformação. O avanço intelectual, em todos nós, é o carro-chefe das conquistas morais. O resplandecer da inteligência antecede a alvorada das virtudes(pergunta 789 e comentário de O Livro dos Espíritos).Sem qualquer romantismo ingênuo, esta notícia nos assinala o indício de que , como sociedade, deixamos escapar a oportunidade de pelos caminhos da educação , em sua tenra idade, conduzi-lo a escrever uma outra história, fora do crime.E tudo aponta que seu potencial garantiria isso.<br /><br /><br /> “Não adianta chorar o leite derramado”, como nos orienta a santa doutrina dos espíritos, nada se perde de nossas conquistas e experiências espirituais. E com certeza, com seu empenho nesta direção construtiva, consciente ou não disto, ele estará preparando novos rumos porvindouros para seu espírito imortal.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-72280033027438114352010-04-30T07:39:00.001-07:002010-04-30T07:40:46.269-07:00Antes de espíritas, somos seres humanos.Todo cuidado é poucoTrabalhei com um companheiro que ouvia meus "causos" e ele me apelidou de Forrest Gump (O Contador de Histórias). Este é o preço que se paga por ter vivido sem medo de ser feliz ( ou infeliz ! ).<br /> <br /> Então, com licença, lá vai mais uma das histórias da minha vivência.<br /> <br /> <br /> Nestas andanças pelos centros espíritas da vida , me deparei com um acontecimento ilustrativo.Neste caso específico, a audiência era muito grande e a palestra transcorria em harmonia. Em dado momento eu fiz a seguinte referência:" ... pois às vezes deflagramos a Terceira Guerra Mundial dentro de casa pelo fato de alguém ter usado uma roupa nossa ...". Mais algum tempo de preleção e encerrei meus comentários. Ao retomar a palavra, o dirigente da reunião me agradeceu a colaboração e pediu desculpas por não entender determinadas situações, pois ficava "pau da vida" quando pessoas de sua casa usavam suas roupas, pois considerava uma falta de respeito. Saliente-se, nunca contestei isso,pois a verdade deve ser dita,dependendo da forma (por isso aludi à Terceira Guerra Mundial).E tal era sua indignação com a ocorrência , que ainda repetiu mais duas vezes a expressão já utilizada. A platéia foi levada aos risos e, posteriormente, deu-se por encerrada a reunião , iniciando-se os passes.<br /> <br /> <br /> Algumas ilações se pode absorver do episódio:<br /> <br />1ª) Uma reunião doutrinária pública é a oportunidade de se reunirem várias pessoas , com origens e realidades diversas, e se tentar harmonizá-las em torno de reflexões sobre o pensamento de Jesus e Kardec. Tarefa pouco fácil, mas que fica mais prejudicada se existe um chamamento à grosseria vulgar como no caso da expressão usada, limiar do uso de uma palavra de baixo calão, o que deve ter concorrido para a hilariedade dos ouvintes.Com certeza o padrão mental deve ter sofrido uma queda;<br /> <br />2ª) A responsabilidade de um dirigente de reunião doutrinária é muito grande. Além de coordenar o andamento da reunião, lhe cabe a supervisão e controle de todas as ocorrências no ambiente da reunião. Por exemplo, caso de alguma alteração inconveniente no comportamento da platéia e avaliação no teor dos argumentos utilizados pelo expositor, se estão condizentes com a Doutrina. Se nenhum desses aspectos necessitarem de reparo, não caberá seu pronunciamento, acrescentando nada.Muitos dirigentes se valem do fato da sua posição para " choverem no molhado " do que foi dito anteriormente. Ser dirigente de reunião não é ser orador complementar. Não é ser dono do microfone.Com certeza a referência " ao uso da roupa " deve ter atingido uma questão mal resolvida dentro da realidade psicológica do dirigente da reunião, e ele se prevalecendo da sua posição, foi levado a um " afrouxamento de censura pessoal " e se permitiu desabafar uma indignação particular com uso de expressão inadequada ao ambiente. Típica imposição do particular sobre o público.<br /> <br /> <br />3ª) A alternância entre os expositores, sempre que possível, é algo salutar pela diversidade de enfoques que proporciona. O mesmo deveria ser aplicado aos dirigentes de reuniões públicas.Quando nos achamos estabilizados numa posição tendemos à estagnação,advindo os riscos de acidentes de percurso. Todo trabalhador mantido, por muito tempo, em evidência, a frente de um trabalho, tem a tendência a incorporar maneirismos ao seu comportamento na direção do trabalho, dificultando a meta de se promover a liberdade individual de cada um entender o conteúdo da exposição segundo seus critérios pessoais.<br /> <br /> Todo acontecimento nos traduz ensinamentos.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-63162229499310494002010-04-28T11:21:00.000-07:002010-04-28T11:22:15.480-07:00Vaidade, todo cuidado é poucoA convivência com os princípios espíritas, sem que percebamos, vai clareando determinados pontos em nossas vidas, que antes eram aceitos sem questionamento das implicações morais e do sentido ético, ou não, embutido neles.<br /><br /> <br /><br /> Permitam-me apresentar uma experiência vivida.<br /><br /> <br /><br /> Certa vez, fui convidado a fazer parte de um evento espírita, realizando uma palestra num município vizinho ao Rio de Janeiro.Acertei os aspectos específicos do estudo e , por fim, o representante do evento me solicitou informá-lo de um currículo mínimo para ser lido antes do meu estudo.Eu me neguei a informar.Ele insistiu.Eu ,então disse, que os dados mais relevantes de minha vida, dos quais eu mais me orgulhava, era ser casado com minha esposa e ser pai dos meus dois filhos ( tirei uma onda ...). Para mim era o que cabia num ambiente espírita. Enfim, acabei fazendo a palestra sem apresentação de currículo algum.<br /><br /> <br /><br /> De minha parte, não considero cabível o ritual da formalidade catedrática de apresentação da vida pregressa intelectual e profissional num culto espiritual, onde pessoas de “ poucas letras” estariam presentes e poderiam se sentir intimidadas e constrangidas por sua pouca instrução, sendo equivocadamente levadas a crer que o(a) detentor(a) de um currículo mais denso é o “ dono da verdade “ inquestionável. Em Espiritismo, todo este contexto é abominável e indesejável.<br /><br /> <br /><br /> Vejam, é válido na vida protocolar do mundo, mas não é recomendável na convivência espírita. Esta avaliação mais detalhada sobre as conseqüências de uma atitude ou iniciativa qualquer é que faz da convivência genuinamente espírita algo mais refinado, por medir como as decisões podem repercutir nas demais pessoas, e estar sendo estímulo, como no caso apresentado, à vaidade de todos nós, de quem ouve e , principalmente, de quem fala e dirige reuniões. <br /><br /> <br /><br /> É um risco, é bom não pagar pra ver ...claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-77131694409171555742010-04-23T11:12:00.000-07:002010-04-23T11:13:19.623-07:00NÃO É BEM FALTA DE TEMPOÉ muito comum hoje,frente à impossibilidade de se cumprir algum tipo de tarefa, justificar-se com a seguinte expressão: ' Não tive tempo' . Até mesmo como explicação a entes amados, quando eles reclamam pelo fato de não lhes procurarmos, logo recorremos à escassez do tempo e asseveramos: ' estou sem tempo para revê-los'.<br /> <br />Um amigo muito querido, num de nossos longos diálogos, me ofertou uma pérola, que me calou muito fundo. Disse-me ele: ' Você sabe qual é a definição de tempo? Ao que respondi negativamente. E ele completou: Tempo é prioridade '.Sinceramente, esta sentença me chocou, pois a recebi como uma revelação da mais alta inspiração.E como toda grande sabedoria, envolvida numa sutil simplicidade.<br /><br />O tempo não muda, mas nossas prioridades sim.<br /> <br />Falta-nos honestidade em reconhecermos isto, pois a forma de como estamos preenchendo nosso tempo, diz qual é a importância das tarefas realizadas em nossas vidas, e quais são os valores que estamos cultivando ou deixando de cultivar em dado momento.É muito comum termos crises de saudosismo de práticas em épocas passadas, que na atualidade são incompatíveis em nossas rotinas por nossos objetivos serem outros, nem tanto pela impossibilidade de revivê-los, em alguns casos, por suas cenas e personagens,mas por termos tomado rumos distantes, responsabilidades diversas, que nos impedem de reviver prazeres idos.<br /> <br />Somos em todos os instantes obrigados a optar, escolher.E assim, nossas vidas vão tomando feições diferentes daquelas anteriormente existentes.<br /> <br />Por isso,principalmente,quando nossos amores e amigos nos reclamam a presença, maior atenção, recorremos ao chavão da 'falta de tempo' , pois poderia ser mal compreendido lhes dizer a verdade, que se esconde por trás da omissão: ' Você não é minha prioridade atualmente'.<br /> <br />Obrigado, Sylvio Diniz, pelo ensinamento. Te amo.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-36158553680133944672010-04-17T14:36:00.000-07:002010-04-17T14:38:39.535-07:00Centro Espírita não é igreja, mas ESCOLA“ As Sociedades Espíritas devem fazer a mesma coisa e conseguirão grande proveito para o seu adiantamento ao promoverem conferências em que seja lido e comentado tudo o que possa ter relação com o Espiritismo, <strong>a favor ou contra</strong>. Dessa discussão, a que <strong>cada um </strong>dá a contribuição das suas próprias reflexões,saem os esclarecimentos que passam despercebidos numa leitura individual.Ao lado das obras especiais, os jornais também contribuem com fatos,notícias,reportagens,relatos de virtudes ou de vícios que levantam graves problemas morais susceptíveis de serem resolvidos pelo Espiritismo. “ <br /><br /> (Allan Kardec – O Livro dos Médiuns – item 347 – 2ª Parte – Capítulo XXIX ) *<br /><br /> <br /><br /> <br /><br /> Na afirmação do título não se deve inferir qualquer distinção discriminatória ou ofensiva , simplesmente uma constatação de diferença de postura institucional de um centro espírita no desempenho da sua finalidade de esclarecer a espíritos de encarnados e desencarnados.<br /><br /> <br /><br /> Tradicionalmente , uma igreja caracteriza-se por uma postura dogmática,mesmo autoritária, na divulgação de sua doutrina de eleição.Não há discussão do mérito.Pressupõe-se um detentor de todo conhecimento teológico, e a ele cabe a tarefa de conduzir os demais adeptos a concluírem segundo sua visão, como se não houvesse outra(s) forma(s) de enxergar o tema apresentado.Daí, ser de domínio público a afirmação: “ Religião não se discute, se aceita”.<br /><br /> <br /><br /> O Espiritismo luta, com muita dificuldade , contra esta postura passiva, quase de inércia, comum às nossas experiências anteriores no campo religioso. Com seus poucos 153 anos de organização ( 18 de abril de 1857), o Espiritismo encontra resistência , até mesmo entre seus adeptos,que contrariamente às sugestões de Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns (*), proíbem nas reuniões públicas que seus freqüentadores externem suas opiniões,alegando ser necessário se manter a harmonia e disciplina do ambiente, ferindo desta forma a natureza primordial do centro espírita que é de ESCOLA, onde nos instruimos e educamos naturalmente em todas as oportunidades e com todas as ocorrências.<br /><br /> <br /><br /> No Centro Espírita não cabe convencionalismos igrejeiros inibidores da participação e crescimento pessoais , por ele ser um polo incentivador da busca individual da Verdade com liberdade , num clima fraternal e solidário, inclusive pela franca oportunidade do intercâmbio de impressões, tornando a reunião produtiva e agradável pela contribuição de uns para com os outros, para ampliação de nossas limitações.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-28371238347487989542010-03-31T05:46:00.000-07:002010-03-31T05:47:19.200-07:00Chico - O Fenômeno e o ExemploIndiscutivelmente, Chico Xavier foi uma das maiores antenas mediúnicas conhecidas no mundo. Tanto na gama dos fenômenos como na produção alcançada pela sua psicofonia e psicografia.As mensagens obtidas, em diversos estilos e assuntos, orientam e ilustram , os conceitos básicos contidos nas obras básicas do Espiritismo, além de muitas delas serem a comprovação da continuidade da vida no além-túmulo e revigorar as forças dos desesperançados. Chico iluminou consciências e corações, deixando um rastro de consolação pelo conteúdo autêntico e elevado dos ditados espirituais vindos por sua mediunidade abençoada.<br /> <br />Contudo, a dimensão de Chico Xavier excedia a condição de médium dotado de extraordinárias possibilidades psíquicas. O homem em sua postura moral confirmava a mensagem de que se fazia intermediário, pois em sua humildade, se considerava o primeiro alvo de todas as orientações que recebia, e por isso, ofereceu sua vida à exemplificação dos mais elevados princípios da dignidade humana. Chico era entre nós a personificação da bondade e tolerância. Sua relação com todos, indistintamente, fundava-se na mais pura fraternidade sem limites. Era um seguidor de Cristo disposto a pagar o preço da perseverança e fidelidade para com o Evangelho.<br /> <br />Sua existência atestou que um ser humano pode ir além da humanidade.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-67655665806857014592010-03-27T06:15:00.001-07:002010-03-27T06:15:50.186-07:00A AfinidadeSe existe algo intrigante nas relações humanas para grande maioria das pessoas é o fator da predisposição natural de nos acharmos atraídos, ou não, por alguma pessoa.A algumas de forma muito intensa.<br /> <br />A isto chamamos de afinidade, seja no seu aspecto positivo, atraindo, por nome simpatia, ou no aspecto negativo, a antipatia, rejeitando.<br /> <br />Muitas vezes isto define a sorte ( ou azar?!?!) de grandes empreitadas na vida, tanto no campo profissional, afetivo, familiar, religioso,escolar,etc.<br /> <br />Peço permissão para fazer uma afirmação de profunda analogia. Grande parte dos acidentes no trânsito, em casa e no trabalho são causados por ingestão abusiva do álcool, como boa parte das nossas escolhas as fazemos tendo por base as afinidades. Tanto uma como outra situação, a ingestão de álcool e a afinidade, são minimizadas como razões secundárias dos acontecimentos , mas isto merece uma avaliação mais profunda e responsável.<br /> <br />As questões 386 a 391 de O Livro dos Espíritos norteiam a importância da afinidade positiva e negativa, determinando a atração que os espíritos envolvidos terão de se buscarem , fruto das experiências vividas em outras vidas e pelo forte sinal emitido pela diferença entre suas idéias acerca das coisas e sobre o outro.<br /> <br />Por isso, precisamos estar atentos às nossas predisposições naturais , pois elas são a coerência de outras oportunidades ( vidas), que muitas vezes devem ser corrigidas nos seus extremos, para mais ou menos.É o retorno à lição mal realizada, que deve ser refeita e não repetida.Daí não nos deixarmos levar pelo impulso natural de tudo aceitarmos dos afins , pela simpatia, e tudo rejeitarmos dos desafetos , pela antipatia, que devotamos.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-62849248657763577262009-10-31T02:35:00.001-07:002009-10-31T02:38:53.705-07:00EM NOME DA GOVERNABILIDADE,MANTENHA-SE O LIXO AUTORITÁRIOO que resta do Lula histórico? Nada.Quem diria que Greta Garbo acabaria em Irajá? E Lula defendendo com unhas e dentes o presidente da ARENA/PDS José Sarney.Sarney foi o braço político do autoritarismo da didatura militar. Foi um pau mandado das ações de exceção, figura de uma representação política canhestra, que até hoje mantém métodos reprováveis para se beneficiar do poder. Vide sua criação: Agaciel Maia. Não há como negar sua inteligência na formulação de estratégia política, pois soube como ninguém saltar do barco da situação na ditadura na hora certa, para cair na oposição, apoiando a eleição de Tancredo. Maior coerência teve Paulo Maluf, que filho da ditadura também, a ela se manteve fiel e por isso recebe o apoio de grande parte do eleitorado de sua terra, já Sarney teve que fugir do Maranhão e ser adotado pelo minúsculo Amapá. Coitado do Amapá.<br /> Contudo nada apagará sua trajetória como líder político da ditadura, isto também faz parte de sua história , que hoje se tenta esconder.Um mero coadjuvante oportunista na transição democrática, que a fatalidade alçou à condição de mais alto magistrado da República, sem legitimidade.E neste momento, é o mesmo povo que exige seu afastamento por não reconhecer ontem e hoje estofo moral para sua permanência na presidência do senado. Lula precisa descer do pedestal , que o deforma e descaracteriza, e não tentar agir com o PT com práticas intimidadoras de coronelismo, querendo colocar-lhe cabresto.<br /> Se a tese de Lula está certa, de que a saída de Sarney é de consequência imprevisível, com danos à governabilidade, é bom lembrá-lo que com certeza um poder político desacreditado pelo povo é muito mais ingovernável. E hoje a visão popular sobre o senado é de um COVIL, e não cabe ao presidente da república intrometer-se nisto, e sim aos senadores. Cabe neste instante a grandeza dos senadores chamarem a si a responsabilidade pela correção irrestrita dos destinos do senado. E a Lula cuidar do executivo, de forma mais atenta.<br /> Houve um tempo em que a hipocrisia escondia o lixo para debaixo do tapete , hoje o descaramento o faz sentar na cadeira principal do senado federal, e luta por isso com falsos pretextos.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-75300245150177626022009-10-30T02:59:00.000-07:002009-10-30T03:02:20.622-07:00Homossexualismo – Respeito Acima de TudoA condição natural é a heterossexualidade, pois a partir dela se processa o impositivo fundamental da lei de perpetuação da espécie, através da procriação, estabelecendo uma atração de busca e troca entre os caracteres masculinos e femininos, que basicamente identificam o homem e a mulher, respectivamente, propiciando o equilíbrio da saúde integral (física e mental).<br /><br />Todavia, a homossexualidade e a bissexualidade são ocorrências de fato. Como tudo em nossas vidas, o hoje é o fruto da atitude do ontem. Essas inclinações encontram, na maior parte das vezes, seus fatos geradores em vidas passadas (reencarnação), a partir das impressões destoantes gravadas no perispírito por atitude marcadas pelos equívocos e excessos de nossos comportamentos em relação ao sexo e à afetividade, que exigem reparo. “O sexo reside na mente”, e expressa-se no físico. Assim, ocorre esse descompasso entre o físico e o psicológico.<br />Diz-nos O Livro dos Espíritos, na pergunta 201, que o mesmo espírito pode animar, em uma encarnação, um corpo de homem, e em outra um corpo de mulher. Contudo, esta alternância nessas duas condições não acarreta nenhuma confusão ao espírito (Deus é perfeito e justo), que possa lhe trazer automaticamente características de uma experiência anterior, em um determinado sexo, para outro diferente em sua vida atual. Se isto ocorrer, certamente será fruto de uma impressão forte vivida nos limites da paixão desenfreada, denotando desequilíbrio. Por outro lado, cabe frisar que a oportunidade de experiências nas duas condições de sexo, faculta ao espírito uma bagagem de conhecimentos, estimuladora dos valores da compreensão, tolerância e fraternidade entre as criaturas.<br /><br />A homossexualidade requer retificação, que só cabe ao próprio espírito, estagiário nessa fase de experimentação, impor-se, através de uma reflexão profunda e honesta sobre sua realidade. A ninguém será dado o direito de julgar, recriminar ou discriminar, pois se o acusador goza da condição do sexo ajustado, não está isento de apresentar outro tipo de desvio de comportamento, que também requererá a caridade da compreensão de todos. Devemos estabelecer um clima de convivência fraterna na ordem social capaz de assegurar, respeitosamente, o direito da expressão sexual a que cada um se dedique, sem constrangimentos desnecessários, que só atestam imaturidade do organismo social.<br /><br />Lembremo-nos da palavra inspirada de Chico Xavier no Programa Pinga Fogo, em 12/12/1971: “…mas não devemos desconsiderar, de maneira nenhuma, a maioria de nossos irmãos que vieram e que estão na Terra em condições inversivas do ponto-de-vista de sexo, realizando tarefas muito edificantes em caminho da redenção de seus próprios valores íntimos. Consideramos isso com muito respeito e acreditamos que a legislação do futuro em suas novas faixas de entendimento humano saberá criar dentro da família, sem abalar as bases da família, a legislação humana saberá incorporar à família humana todos os filhos da humanidade, todos os filhos da Terra, sem que a frustração afetiva venha continuar sendo um flagelo para milhões de pessoas … a frustração afetiva é um tipo de fome capaz de superlotar os nossos sanatórios e engendrar os mais obscuros processos de obsessão e por isso mesmo, devemos ter esperança de que todos os filhos de Deus na Terra, serão amparados por leis magnânimas com base na família humana para que o caráter impere acima dos sinais morfológicos e haja compreensão humana bastante para que os problemas afetivos sejam resolvidos com o máximo respeito às nossas leis e sem abalar de um milímetro o monumento da família que é base do Estado”.<br /><br />Encerrando, Jesus na passagem da mulher adúltera (João 8,1-11) nos transmitiu uma lição valiosíssima e geral para aplicarmos nas situações em que nos depararmos com toda ordem de equívocos alheios, aproveitando-se apropriadamente de um desvio sexual que lhe fora apresentado, talvez pelas opiniões nesse departamento do comportamento humano encerrarem tanta hipocrisia e desrespeito. Cabe lembrar suas sábias palavras:<br /><br />“QUEM DE VÓS ESTIVER SEM PECADO, SEJA O PRIMEIRO A LHE ATIRAR UMA PEDRA”.<br />“DISSE-LHE JESUS: NEM EU TE CONDENO. VAI E NÃO TORNES A PECAR”.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-7211320661312478352009-09-04T04:56:00.000-07:002009-10-31T02:41:24.444-07:00Centenário de Chico Xavier<p>Centenário de Chico Xavier </p><p></p><p>Em 2010, se o nosso Chico estivesse entre nós encarnado,completaria cem anos. É natural que o Movimento Espírita se mobilize e aproveite a data para relembrar a notável figura deste homem de bem. Estamos muito carentes de exemplos de correção moral e humanitarismo, e Chico sempre será uma referência neste sentido, digna de ser mencionada. </p><p>Todavia , precisamos ser comedidos nestas homenagens , considerando a postura em vida do saudoso mineiro,refratário que era aos holofotes.Chico sempre foi avesso a ser colocado em evidência . Os diversos títulos de cidadania que lhe foram conferidos pelas Casas Legislativas pelo Brasil, foram todos recebidos em nome da Doutrina espírita, ressaltando que ela sim era a devida homenageada. Quando seus aniversários coincidiam com as reuniões do seu grupo espírita , não concordava com comemorações , e até faltava aos encontros para não ser o foco das exaltações.Por último, foi informado e convidado para ser homenageado em um Congresso Espírita , em Portugal, não comparecendo sob a justificativa das restrições do seu estado de saúde. Chico sempre considerou com fidelidade as orientações de Allan Kardec, e este disse: " É o orgulho que faz se julguem infalíveis ( os médiuns) e repilam todos os conselhos.Esse sentimento é infelizmente excitado pelos elogios de que são objeto; basta que um médium apresente faculdade um pouco transcendente, para que o busquem , o adulem, dando lugar a que ele exagere sua importância e se julgue como indispensável , o que vem a perdê-lo. " ( O que é o Espiritismo? Cap.II - item 86).Da profunda compreensão dessas palavras kardequianas, ele mesmo se intitulava " Cisco Xavier". </p><p>Primando por essa simplicidade, exemplificada por Chico, devemos externar nossa saudade e admiração por este amoroso amigo através de cada casa espírita , no próximo futuro 2 de abril de 2010, dedicando uma reunião modesta para relembrarmos os princípios morais que nortearam sua vida e que Chico prezou com tanto afinco em diversos momentos, muitos documentados por seus biógrafos. Com certeza, se cada uma de nossas associações espíritas oferecer esta flor singela da lembrança carinhosa e reconhecida por tudo que ele nos significa, é provável que com maior facilidade sintonizemos com seu coração humilde, ofertando as flores de nossa gratidão por sua vida modelar. Fica a sugestão ! </p><p> </p>claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-4456025080488045572009-07-02T05:09:00.000-07:002009-07-02T05:11:16.181-07:00PRECISAMOS DE UM SENADOR ZELOSO E ZELADOR“Julguei que fosse eleito presidente para<br />presidir politicamente a Casa e não para ficar submetido a cuidar da<br />despensa da Casa ou para limpar as lixeiras da cozinha da Casa”<br /><br /> Senador José Sarney-Presidente do Senado (O Globo-23/06/09)<br /><br />Antes de comentar a infeliz declaração do Senador José Sarney, preciso<br />estender meu reconhecimento e apreço pelas domésticas, que cumprem um<br />papel de grande importância , entre outras incumbências , tratando da<br />manutenção de nossas despensas e do asseio de nossas lixeiras. Papel e<br />valor idênticos desempenhado por nossos garis , por todo Brasil,<br />sustentando nossas saúdes.Ninguém pode imaginar o caos social oriundo<br />da falta de recolhimento adequado dos dejetos produzidos por todas as<br />casas.<br /><br />É exatamente isto que está ocorrendo em nosso patético Senado.Por<br />longo tempo ( mais de uma década) não houve por parte dos senadores ,<br />como um todo, mas, sobretudo, dos integrantes da mesa diretora do<br />Senado, o envolvimento e comprometimento devidos no zelo pela condução<br />administrativa da Câmara Alta, além da sua atuação legiferante.E<br />assim, os ratos passearam a vontade entre o lixo de atos<br />administrativos ilegais e imorais.A omissão dos senadores responsáveis<br />pelo cumprimento de todas as exigências que legitimam o ato<br />administrativo perfeito, favoreceu desmandos de funcionários com<br />conseqüências sobre o erário, baseadas em atos nulos por não atenderem<br />a publicidade obrigatória pelos cânones pétreos do Direito<br />Administrativo.<br /><br />Varrer esta mácula do Senado Federal , anulando conseqüências de atos<br />ilegais;determinando o ressarcimento de ganhos auferidos por essa<br />via;responsabilizando autores e beneficiados e reestruturar a<br />diretoria administrativa do Senado, se faz urgente.É preciso<br />higienizar os meandros do poder legislativo federal, que se demonstrou<br />promíscuo e putrefato.A Nação espera que a maioria dos senadores não<br />concordem com a inércia do Sr José Sarney em sanear esta bandalheira,<br />ao preço de serem tidos como coniventes na mesma.<br /><br />Já é hora de questionar a competência deste senhor, que do alto da sua<br />condição de presidente do senado ( e ex-presidente da república) acha<br />digno conviver com latas de lixo abarrotadas, que nada mais são do que<br />seus auxiliares diretos.Lula tem razão, Sarney não é um cidadão comum,<br />pois um chefe de Casa Zeloso também limpa latas de lixo e caixas de<br />esgoto, ou pelo menos cuida que outros façam, antes de que esses<br />depósitos de imundícies contaminem toda Casa, inclusive ele mesmo.Cabe<br />agora a pergunta: Será que Sarney não é um cidadão comum, de bem como<br />todo brasileiro, por já estar contaminado? A resposta aos senhores<br />senadores e senadoras.<br /><br /><br /><br /> Claudio Amaralclaudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-39139354427892429762009-07-01T07:23:00.001-07:002009-07-01T07:23:36.199-07:00Caridade - A Fé Prática sem FormalidadesPaulo em diversas oportunidades de suas cartas às igrejas do cristianismo nascente, se reporta ao caráter pragmático da mensagem do Cristo, em contraste ao excessivo e estéril formalismo do judaísmo vigente. <br /><br />A liderança cristã discutiu a transferência de preceitos judaicos, como a famigerada circuncisão, e Paulo em Gálatas 5-6 pronuncia incisivamente a afirmação: " Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim, a Fé que opera pela caridade", concluindo mais adiante, em Gálatas 6-15, " porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura", ou seja, a transformação de comportamento e disposições de que a pessoa se imbua, isto " porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos" (I Coríntios 5-20). <br /><br />Atos traduzidos em atitudes amorosas de cuidado consigo e com os semelhantes. Atos de generosidade, que exemplifiquem a caridade nos mais simples detalhes da rotina diária. É guardar a lei de amor, como orientou o Apóstolo dos Gentios aos Romanos (Cap 2 vers.25): " A circuncisão, em verdade, é proveitosa se guardares a Lei. Mas, se fores transgressor da Lei, serás com tua circuncisão, um mero incircunciso".claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-31567433761563907052009-07-01T07:22:00.001-07:002009-07-01T07:22:57.517-07:00Convencer ou Converter ?" Pregai o Evangelho em todas as ocasiões, mas só usai palavras quando necessário " Francisco de Assis <br /><br /><br />Muitos foram os profetas e arautos da Palavra de Deus, mas pouquíssimos conseguiram manifestar em atos e palavras a essência da sabedoria divina como o irmão Francisco de Assis.Sua noção de fraternidade foi a mais pura expressão do Evangelho do Cristo, estendida às criaturas e à Natureza. <br /><br />Sua compreensão da vivência da mensagem cristã está muito bem colocada na frase base deste texto.Muitos religiosos se apoiam no mandamento do " Ide e Pregai" , como se fosse uma forma exterior de simplesmente converter os outros de suas convicções ao Cristianismo, através da aceitação de sua Igreja. <br /><br />Francisco interpreta a pregação como um ato de convencimento ao outro através da vivência própria das verdades que abraçou.Antes de espalhar o Evangelho escrito, esforçar-se por ser um exemplo de virtudes do Evangelho Vivo, dando provas de que o Cristo veio para nos ser útil na vida prática, e não para adoração estática ou proselitismo.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-25968512442506932512009-07-01T07:21:00.000-07:002009-07-01T07:22:15.403-07:00Definitivamente, a Reencarnação é BíblicaNo primeiro livro de Reis, no capítulo 18, verso 40, encontramos o profeta Elias dizendo: " Tomai agora os profetas de Baal não deixeis escapar um só deles! Tendo-os o povo agarrado, Elias levou-os ao vale de Cison e ali os matou" .Além da confirmação no mesmo livro, capítulo 19, versículo 1: " quando Acab contou a Jezabel tudo o que fizera Elias, e como ele passara ao fio da espada todos os profetas de Baal". <br /><br />Em Malaquias3,23 anuncia-se o retorno a vida do profeta Elias: " Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor".Atente-se que a afirmação é objetiva:" Vou mandar-vos o profeta Elias", e não alguém parecido com o profeta, é o próprio, sem sentido figurado. <br /><br />Na anunciação do nascimento do precursor João Batista, o mensageiro divino declara a seu velho pai, Zacarias, a natureza íntima do futuro rebento:" e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes a sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lucas1,17). Mais uma vez fica claro que é " com " o espírito e não "como" o espírito de Elias,demonstrando que um e outro é a mesma entidade espiritual. <br /><br />Outro aspecto interessante é reconhecer que o povo judeu adimitia o retorno de um espírito como algo pacífico, natural, tanto que ao ser indagado sobre a personalidade de Jesus cogitavam:" Uns afirmavam:É Elias!Diziam outros:É um profeta como qualquer outro" (Marcos 6,15). <br /><br />Jesus,então, dirime a dúvida e em Mateus 11,14-15 afirma categoricamente sobre João Batista:" E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.Quem tem ouvidos, ouça". É necessário ter ouvidos atentos, ou seja, uma compreensão dilatada sobre a realidade que se processa através da reencarnação. <br /><br />E em outra passagem , Mateus 17,10-13,reforça aquela revelação, de forma inequívoca: " Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro? Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram antes, fizeram com ele quanto quiseram.Do mesmo modo farão sofrer o Filho do homem. Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista".Assim, Jesus consagra o princípio da reencarnação num exemplo incontestável.Ninguém reconheceu Elias por ele estar sob uma nova personalidade de João Batista. <br /><br />E, por fim, Herodes escreve o epílogo da vida de João Batista, ao atender a vontade da filha de Herodíades: " Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou joão no cárcere" (Marcos6,27).Desta forma,a lei se cumpre com João Batista, resgatando no seu suplício o desatino de Elias com os profetas de Baal.Assim se cumprindo literalmente a advertência de Jesus ao defensor impulsivo, por ocasião de sua prisão: " embainha tua espada, porque todos aqueles que usarem da espada, pela espada morrerão"(Mateus26,52).Para isto se presta este processo depurador das nossas almas, a reencarnação, para aprendermos a saldar " até o último ceitil".claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-27555164438301097692009-07-01T07:20:00.000-07:002009-07-01T07:21:07.273-07:00É muito temerário se usar o termo CURA em Doutrina EspíritaPara início de conversa convém nos lembrarmos de Jesus na passagem de Lucas 17,11-19, quando Ele se dirige ao leproso agradecido por lhe ter restabelecido a saúde , e o Mestre faz uma distinção da sua condição de salvo em relação aos outros nove, igualmente beneficiados, por ter este especialmente demonstrado sua renovação de sentimentos através da expressão de gratidão. <br /><br />Podemos também aliar a esta orientação cristã, a mensagem de O Evangelho segundo o Espiritismo, no Capítulo V, item 10, quando diz:' ... As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam . São o remédio que limpa as chagas e cura o doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio.' <br /><br />Isto sem deixarmos de nos reportar ao fato de que nos Evangelhos , não constatamos Jesus dizendo que curou, e sim, que a tua fé te curou ou a tua fé te salvou. <br /><br />Estes três apontamentos são importantes para entendermos a subjetividade do termo cura, que envolve as relações de causa e efeito da doença e dos doentes, que nós não podemos assegurar qual seja. Os outros nove leprosos certamente não alcançaram a condição para serem qualificados como salvos , apesar de aparentemente estarem livres da doença. <br /><br />Neste intante , cabe introduzir nesta reflexão a idéia do termo alívio(Mateus 11,28), que representa um benefício alcançado, sem que se tenha produzido a reformulação de propósitos e pensamentos requerida pela doutrina do Mestre. Além da indicação inequívoca de O Evangelho segundo o Espiritismo, de que em alguns casos a própria doença ( expiação ou prova) é o remédio de que carecemos , e do qual não haveremos de nos desatrelar, pelo impositivo da lei de reajuste. Desta forma , como falar de cura ? Como definir se o auxílio recebido foi estrutural(cura) ou superficial(alívio)? Em esmagadora maioria não somos dotados deste poder de investigação do psiquismo dos outros. <br /><br />Qualquer uso do termo CURA no Centro Espírita, seja para passe ou reunião , induz o aflito à dedução de que se ele se submeter à rotina de passe ou reunião de cura, ele alcançará a cura automaticamente, condição imediata do seu desespero e do seu desejo natural de se livrar da dor ou de um desconforto qualquer. <br /><br />Nenhum espírita, médium ou não, ou instituição espírita sérios podemgarantir o resultado de quaisquer das terapêuticas espíritas, pois não temos acesso ao grau de necessidade do aflito em relação à sua dor. Por isso, nos parece cauteloso substituir o termo cura por tratamento , deixando assim claro a intenção de sermos alvos da misericórdia de Deus, amenizando nossas dores, sem invalidar a orientação do livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec, de que ' o sofrimento é inerente à imperfeição' , e conforme nos afirma o espírito Vianney (cura de Ars): ' Muitas vezes a cegueira dos olhos é a verdadeira luz do coração' . <br /><br /><br />Fora disso, é sugerir ilusão.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-35458974737633613362009-07-01T07:18:00.000-07:002009-07-01T07:20:08.629-07:00Espiritismo sem DistorçõesPor sermos uma Doutrina com só 151 anos, pouquíssimos de nós tivemos a oportunidade de mais de uma encarnação como espíritas. Na maioria temos uma grande influência de múltiplas vivências em outras correntes religiosas, com seus dogmatismo, ritualismo e misticismo. Daí a insistência de transplantarmos à prática espírita, aceitações estranhas ao seu corpo doutrinário. <br /><br />Associado a isto, a grande maioria dos centros espíritas dificulta a implantação da fé raciocinada, limitando suas atividades doutrinárias em torno de reuniões monótonas e exaustivamente expositivas, sem a participação e a troca de idéias de todos, como previu o próprio codificador no item 347 de O Livro dos Médiuns: “ Dessa discussão, a que cada um dá a contribuição das suas próprias reflexões, saem os esclarecimentos que passam despercebidos numa leitura individual” . <br /><br />Toda esta realidade supra mencionada favorece à falsas interpretações, distorcidas pelo sentimentalismo e pela primariedade dos pensamentos, representado por crendices e superstições ( O Livro dos Médiuns-Cap II-1ª Parte). Cristalizações de gerações em gerações, que se absorve por formação. Uma dessas criações originadas em nossas raízes históricas é a figura do preto-velho, que simboliza a dor dos antigos africanos, feitos escravos, submetidos à humilhações e violências. Todos carregamos a marca da responsabilidade dessas atrocidades e , por isso, santificamos a imagem do preto-velho, em total desprezo ao “ branco-velho” . Uma forma de nos redimirmos como povo, por nossas injustiças. O nosso animismo, através do inconsciente, alimenta tais “roupagens mentais”, que são aproveitadas por espíritos influenciáveis por estas sugestões. <br /><br />Na Revista Espírita de junho de 1859 temos a comunicação de “ O Negro Pai César”. Tal espírito em nenhum momento de seu relato se caracteriza na condição de cansado, alquebrado pelos anos ou através de uma fala embaralhada e incompreensível. Pelo contrário, reafirmou a dor pelo preconceito vivido em sua última existência , denotando até certa mágoa. E, ainda, a certeza e alívio de não ser mais negro, por ter alcançado a situação de espírito liberto. Tal manifestação difere bastante do que estamos acostumados a ver nos cultos afro-brasileiros dos chamados pretos-velhos, não há como confundir. Foi o relato de um espírito sobre sua vida sofrida e a impressão que esta experiência lhe proporcionou. Fato comum às comunicações mediúnicas espíritas, como forma de aprendizado a todos nós. Diferente da ocorrência rotineira de certas manifestações, que traduzem apego dos manifestantes pela rotina terrena, com todas as suas características rudimentares. <br /><br />A convicção espírita tem seus próprios métodos para compreender a realidade do fenômeno mediúnico. É preciso nos aprofundarmos no seu conhecimento, a fim de não distorcermos a natureza das suas características.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-15479373568761761452009-07-01T07:17:00.000-07:002009-07-01T07:18:42.296-07:00Fim Providencial da Mediunidade"A evocação dos Espíritos vulgares tem ainda a vantagem de nos pôr em relação com os Espíritos sofredores, aos quais podemos aliviar e cujo adiantamento podemos facilitar com bons conselhos. Assim, podemos ser úteis ao mesmo tempo em que nos instruímos." <br />( O Livro dos Médiuns - item 281) <br /><br /><br />Grande parte do intercâmbio mantido entre os médiuns e os espíritos se faz na faixa dos espíritos sofredores. Fato justificado pela identidade existente entre as condições dos comunicantes e os intermediários. Por nossas deficiências morais, raras são as oportunidades de contato com espíritos de inegável superioridade a nos transmitirem diretamente orientações. <br /><br />Kardec no supracitado item 281 nos aponta as bases reais em que se desenvolve esse mecanismo, acentuando o caráter instrutivo de que ele se reveste. É preciso retificarmos nossas posições comportamentais. Os espíritos não são o objeto primordial da reunião mediúnica, e sim o médium, Kardec coloca sob condições (podemos) a chance de atingirmos a ajuda aos espíritos. Puro bom senso, pois por mais que nos esforcemos, o atingimento dependerá da vontade do espírito de ajudar-se, o que foge ao controle do médium. De outra forma, o mesmo não ocorre com o dever do médium de instruir-se com a experiência transmitida pelo espírito. Tudo depende de sua consciência ao analisar o testemunho do equívoco e transplantar para sua vida com a finalidade de não repetir a falta. <br /><br />Fica assim claro, que o campo experimental do Espiritismo tem um fim elevado, de proporcionar aos seus integrantes encarnados a confirmação prática da importância fundamental das advertências do Evangelho para a vida de cada um de nós, e o resultado da sua inobservância. <br /><br />Compenetremo-nos que os médiuns são os elementos principais do objetivo da reunião mediúnica, até porque a Espiritualidade Maior conta com muitos outros recursos para auxiliar aos espíritos rebeldes e sofredores, não necessitando exclusivamente dos pobres recursos de que dispomos.claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5391854482353235164.post-80971193030897326652009-07-01T07:16:00.000-07:002009-07-01T07:17:05.987-07:00Má Fé ou Ignorância ?Levítico 20:27 "Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto. Serão apedrejados , e levarão a sua culpa." <br /><br />Deuteronômio 18:10-12 "Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem pergunte a um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem pergunte aos mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor e por estas abominações o Senhor teu Deus as lança fora de diante dele." <br /><br />I Samuel 28 " ... e imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel..." <br /><br />Provérbios 14:12 " Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" <br /><br />Gálatas 5:19-21 " Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, imundícia,dissolução,idolatria,feitiçarias,inimizades,porfias,emulações,iras,pelejas,dissenções,heresias,invejas,homicídios,bebedices,glotonorias,e coisas semelhantes a estas acerca das quais vos declaro, como dantes já vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." <br /><br />Apocalipse 21:8 " Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis,e aos homicidas, e aos fornicadores,e aos feiticeiros,e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre o que é a segunda morte." <br /><br />Estas citações bíblicas constavam em uma publicação religiosa como reprovação ao Espiritismo.Ao consultá-las não se distingue uma só menção de reprimenda aos princípios espíritas. Querer comparar o Espiritismo com feitiçaria, consulta aos mortos, satanismo, idolatria,magia ou adivinhação é declarar total ignorância sobre o conteúdo do espiritismo ou má fé na condução das idéias para confundir aos menos avisados. <br /><br />O Espiritismo é uma doutrina cristã, que prega o amor, a justiça e a caridade como instrumentos necessários para crescermos espiritualmente. Institui como essencial para o aprimoramento coletivo dos homens o estabelecimento integral da Liberdade,Igualdade e Fraternidade, certos de que " a cada um será dado conforme suas obras" ( apocalipse 22:12). O Espiritismo reconhece uma longa trajetória para alcançar tal progresso, mas o mecanismo da Reencarnação favorecerá essa chance.A reencarnação é o retorno do espírito à experiência terrena em outro corpo. Foi anunciada pelo próprio Jesus ( Mateus 17:10-13 / Marcos 9:11-13), quando declarou que João Batista havia sido o profeta Elias. O processo pelo qual Elias se reapresentou como João Batista é a reencarnação, assumindo uma nova personalidade em outro corpo. Isto é inegável. <br /><br />É fato que nem todos estão aptos a encararem essas verdades eternas e , por isso, o próprio Cristo afirmou que " não veio trazer a paz, mas a espada ( a divisão)", conforme Mateus 10:34-38. Para certas criaturas é penoso por seus preconceitos, formação e conveniências alargarem seus entendimentos ( Lucas 10:27) a outros níveis de percepção, preferindo simplesmente negar ou deturpar a lógica, como se isto resolvesse a questão. <br /><br />Caberá sempre lembrarmos a nossa destinação de sermos livres,sem as amarras da escravidão a homens ou instituições do mundo, por uma determinação do Cristo, que nos disse " conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".claudio amaralhttp://www.blogger.com/profile/11641957503363840400noreply@blogger.com0